segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A bondade de estranhos

Eu estava arrumando a cozinha, quando o marido veio subindo a escada gritando: você não sabe o que tenho aqui! Um casal vizinho de rua no nosso condomínio veio nos dar boas vindas com uma cesta de verduras e ervas da horta deles. Eu quase caí pra trás! Num tempo onde os vizinhos entram no elevador e não olham na sua cara, um gesto desses, na minha opinião, é realmente incrível. Fiquei emocionada: couve, alface, rúcula, espinafre, sálvia, alecrim, dill, tomilho e mais algumas folhas que nem eles sabem o nome. No dia seguinte, fomos lá retribuir a gentileza e conhecer a horta, fiquei maravilhada com a variedade de legumes e verduras que eles têm ali. Imagina cozinhar todo dia com produtos vindos do quintal? Isso sim é luxo.
Acima, nosso primeiro jantar. Massa italiana Paisanella aromatizada com limão, à venda no Verdemar. Cozinhei, passei na manteiga e coloquei grana padano ralado, ficou incrível.

O primeiro brinde

 Este foi o brinde da primeira noite que passamos na casa (12/11/2010), já que fomos brindando durante todo o processo: o projeto de iluminação, as cortinas, os painéis, as jabuticabeiras. Ainda sem fogão instalado, ficamos só nos petiscos, então não tenho muito material para descrever. Mas foi incrível, um alívio depois de tantos meses de expectativa e espera. Essa foi a primeira noite de muitas que virão. A cozinha nova que me aguarde.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A última ceia

Aqui estamos nós sentados na cozinha já vazia, tentanto fazer um último jantar com o que ainda não foi embalado. Eu quis muito fazer essa despedida, fui guardando dois pratos, duas taças, duas panelas, exatamente para esse momento. Eu não queria sair assim, sem mais nem menos, comendo um pão em pé e tomando um refrigerante da garrafa. Eu queria a coisa certa, como um agradecimento, uma homenagem a esse lugar que me acolheu. Vamos partir para um lugar maior, mais confortável, mais bonito sim. Mas aqui foi o meu primeiro porto seguro, nosso porto, e como foi bom pisar em terra firme. Únicos habitantes desse novo universo criado e realmente desejado por nós dois. Dessa cozinha saíram delícias e desastres. Essa mesa presenciou de tudo e de todos. E o que posso dizer é que ao longo desses 5 anos provamos do amargo e do doce, mas fomos muito, muito felizes.

Polenta com Ragu de Funghi e Linguiça.
Pinot Noir sensacional.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mesa pra 2

No geral, sou eu que comando o fogão. O marido lava os ingredientes, eu descasco, pico ou fatio. Quando precisa ralar, é com ele. Às vezes, quando precisa quebrar ovo, também. Eu pego as panelas, inicio o cozimento e peço a ele que fique de olho para não queimar. Eu acerto o sal, mas é ele quem prova. Eu sirvo os pratos, ele sempre abre o vinho. Nós dois tiramos a mesa. É ele quem organiza a pia e lava a louça. E no dia seguinte, fazemos tudo outra vez.

Quando o assunto é Croque Monsieur, é ele que brilha sozinho.

Caponata

Que tal uma caponata feita em casa, uma baguete novinha e uma salada de folhas verdes? Para mim, isso é um jantar perfeito. Eu achava que caponata era uma daquelas coisas difíceis, que tomam horas na cozinha, sei lá porque! Essa do Jamie fica pronta em 20 minutos.

- 1 berinjela grande em cubos grandes
- 1/2  col. chá de orégano
- 1/2 cebola roxa fatiada bem fininha
- 1 dente de alho fatiado
- 2 col. sopa de salsinha picada finamente
- 1 col. sopa de alcaparras
- 1 punhado de azeitonas verdes sem caroço (não coloquei porque o marido não gosta)
- 3 tomates maduros picados grosseiramente (eu uso o tomate pelado mesmo)
- 1 + 1/2 col. sopa de vinagre de ervas

Refogue a berinjela em azeite (uso 2 col. sopa) e acrescente o orégano. Tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe dourar por 4 ou 5 minutos. Adicione a cebola, o alho, e um pouco mais de azeite se for necessário. Acrescente as alcaparras, azeitonas e borrife o vinagre de ervas. Quando o vinagre evaporar, adicione os tomates e cozinhe por mais 15 minutos. Acerte o tempero, salpique a salsinha por cima e sirva.


sábado, 27 de novembro de 2010

Fast Food


Depois que a gente aprende a fazer hambúrguer em casa, fica difícil comer na rua. Essa receita do Jamie é maravilhosa, já fizemos várias vezes, não tem erro e é muito fácil. E o melhor, temos a opção de "pedir" a carne ao ponto, tostada por fora e ainda vermelha e suculenta por dentro. Nossa tentativa de fazer batata doce frita não deu muito certo não, mas mesmo assim é uma opção diferente e gostosa.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sanduíche com salada

Ah, porque tem dias que a gente quer só uma coisinha simples assim, como um misto quente. No lugar do pão de forma ou do pão francês, um croissant. Salada e uma tacinha de vinho para acompanhar.

domingo, 24 de outubro de 2010

Empório Paraíso



Meu irmão me indicou a loja do Mercado Central como um bom lugar para comprar queijos. Mas às vezes me dá muita preguiça de ir no mercado, trânsito ruim, estacionamento, etc. Quando soube que ia abrir ali na estrada de Nova Lima, fiquei super animada! E não foi à toa! Além de todos os produtos da loja do Mercado: queijos, frios, conservas, vinhos, azeites, a nova loja tem um belíssimo cardápio de sanduíches na ciabata. Tudo isso num ambiente delicioso, com um toque rústico, super charmoso. É só escolher o sabor, pegar uma tacinha de vinho e curtir ali mesmo.

Empório Paraíso
Obs: a loja fica no Portal de Nova Lima, ali no trevo Seis Pistas, em frente ao Posto Fernanda. O acesso é passando por fora da trincheira, no sentido BH-Nova Lima.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ainda sobre massa

 Essa é uma outra massa italiana, novidade no Verdemar. A embalagem é um charme e tem vários formatos e sabores (limão, funghi, basílico, etc). Provamos esse fetuccine que vem com pequenos pedacinhos de trufa.

Ele tem um sabor muito suave e delicado, por isso cozinhei a massa e servi somente com manteiga, parmesão ralado na hora, sal e pimenta moídos. Simples como deve ser.

Bom e bonito


Quem gosta de cozinhar adora ganhar presentes como esse. Vi essa massa italiana à venda lá no Djalma e fiquei doida! Acabei ganhando de presente do marido.

 As cores são lindas, parece até de mentira! Confesso que dá dó usar, minha vontade era colocar num pote para enfeitar a cozinha.
Depois de pronta, com molho de tomate, berinjela e abobrinha em cubinhos. Além de linda, ela tem um sabor incrível. Amei.

Entradinha fácil e rápida

Champignon de paris fatiados finamente, regados com azeite e um pouquinho de suco de limão, e enfeitados com folhinhas de coentro e tomate em cubinhos, sal e pimenta a gosto. Vale lembrar que cogumelos não devem ser lavados debaixo da água. Para limpar, basta escovar com uma escova macia, senão eles ficam encharcados.

Café da Manhã

O marido não suporta misturar queijos com doces tipo goiabada com queijo, doce de leite com queijo. Ele detesta, acha um absurdo. Mas eu sempe gostei, imagina um chessecake com calda de morango? Perfeito! Então, eu introduzi lá em casa o hábito de comer pão com cotage e geléia no café da manhã. Hoje em dia ele ama e não troca por nada!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Queijos e vinhos...e cervejas...e congelados!

Ela me ligou no fim do dia e falou: Vamos fazer um programinha tipo queijos e vinhos na sua casa?
Eu tive uma hora e meia para fazer as compras, arrumar tudo em casa e tomar um banho. Confesso que fico muito incomodada quando sirvo apenas coisas "compradas", que não exigiram um tempo na cozinha. Mas eu tenho que aprender a não ser tão rígida assim, né? Afinal de contas é a coisa mais natural do mundo, ainda mais na correria em que vivemos. Por isso que eu costumo dizer: se algúem se dispõe a cozinhar para você, fique muito orgulhoso. Isso é um luxo e um carinho.
Então quem não tem cão....come bem do mesmo jeito. Acima, em sentido horário: mousse de tomate seco, tapenade de azeitonas pretas, queijo Brie, queijo tipo Grana Padano e patê de fígado. Além disso, servimos quejo de cabra com mel trufado, casquinha de Salmão (da Damm-delícia!) e redução de balsâmico com trufas para acompanhar o parmesão. O mini hambúrguer com chutney de manga ficou pra próxima.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Bodas de madeira

No dia 24 de Setembro completamos 5 anos de casamento. Lembro que no início do nosso namoro eu tive que aceitar comentários do tipo: O pico comendo sushi? Como assim, ele nunca frequentou japonês! O pico tomando vinho? Mas ele nunca tomou vinho, ele gosta é de cerveja! A verdade é que antes da gente começar a namorar, a cozinha era apenas mais um cômodo da casa de onde saiam os alimenos e as refeições. Frequentar restaurantes não era um hábito que o marido cultivava. Cozinhar então, imagina!
Mas eu cozinho desde pequena, criança mesmo. Uma grande amiga tinha um livro de receitas para crianças, então nosso programa era ir pra casa dela assar bolos no seu forninho de brinquedo. Quantas receitas de biscoito eu e minha irmã tentamos fazer sem saber diferenciar farinha de trigo e maisena. A verdade é que nunca fiz algum curso, aprendi a cozinhar olhando, colocando a mão na massa, lendo muito e vendo os programas na televisão. Aprendi por gosto e gula, não por obrigação. Sempre gostei de comer acompanhada ou sozinha. No entanto não tenho o dom de ensinar, não tenho didática e sou centralizadora. Mas adoro uma companhia na cozinha. Adoro colocar uma mesa bonita. Uma vez, li uma entrevista com a dona do Arábia, um dos meus restaurantes preferidos em São Paulo, e ela disse uma coisa que nunca vou esquecer: quem não sabe se nutrir, não sabe nutrir o outro. Concordo plenamente. Espero que eu tenha conseguido nutrir o meu marido direitinho.

Para começar o dia, panquecas com maple e chá de baunilha com côco.




quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Quintal de casa

Prime Rib da parrilla do Verdemar

Eu amo o Verdemar. Quando soube de uma conversa que ele seria vendido, quase entrei em depressão. Para quem gosta de cozinhar, é o lugar certo para encontrar tudo que precisa. Sem contar a qualidade dos produtos e do atendimento, a equipe tem boa vontade e é treinada para te ajudar. Já costumávamos frequentar a pizzaria, escolhíamos um vinho dali mesmo, era um programinha ótimo. Quando começaram a construir  o Verdemar do Jardim Canadá quase caimos pra trás, já que vamos mudar para um condomínio ali perto. Como a turma dos Destemperados costuma dizer, esse é um lugar onde eu gostaria de morar! Na nova unidade, eles montaram uma parrilla para atender o restaurante. No cardápio há uma boa variedade de cortes de carne, além de cortes suínos, galeto e cordeiro. Para acompanhar, arroz branco, de alho, brócolis (imbatível), batata assada, salada, pimentão na brasa, provoleta.  Já provamos quase tudo e preciso admitir: eles estão servindo carne muito melhor do que muita casa especializada por aí.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A melhor sopa de cenoura do mundo

Eu já era doida por essa receita do Panelinha. Provei essa da Pat Feldman e me apaixonei também. Ah, usei metade do gengibre que ela fala na receita e para o meu gosto, ficou perfeita.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Segunda Gourmet

Um jantar rápido, leve e super gostoso para a segunda gourmet. Ás vezes faço uma quantidade maior do tomatinho italiano assado e ele é super versátil, fica bem como entrada, servido com um pão, fica bem numa salada e finalmente com massa, que eu já estava doida para experimentar. Cozinhei o macarrão e servi com o tomatinho, rúcula, lascas de parmesão e, para finalizar, um pouco de azeite, sal e pimenta moídos na hora.

Para acompanhar, Vinho Montes, à venda na Mistral. Adoro.

domingo, 19 de setembro de 2010

Homenagem aos pais

O dia dos pais sempre foi uma data meio curiosa. Eu e os meus irmãos tentávamos achar um presente que seria "o presente", aquele que se destacaria entre tantos outros, aquele que faria meu pai ter orgulho da gente. É porque meu pai ganhava presente de todos aqueles que o consideravam como pai, seja do fundo do coração, seja para fazer média. Mas papai sabia provocar os filhos. Hoje sei que ele só estava brincando, mas na adolescência a gente nem sempre tem esse discernimento e isso já me causou muita dor. Eu sempre fui um pouco diferente e o último presente que dei no dia dos pais foi uma caixinha de mini doces da Doces de Portugal. Tentei sair do materialismo para tocar a alma. Nunca mais pude efetivamente presentear meu pai. Mas nós sabemos como ele se faz presente em mim. E isso é melhor do que qualquer embrulho com laço de fita.
Para o dia não passar em branco, Steak à Diana, que ele adorava, embora a receita do Joy of Cooking tenha me parecido um pouco diferente da que ele fazia.
E abacate batido com leite condensado, em homenagem ao meu sogro, que não cheguei a conhecer.


Para acompanhar, presente de outro pai que admiramos: Tio Flávio.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Chá da Ana

Eu recebi a doce tarefa de organizar o chá de panela da minha melhor amiga. Desde o início percebi que ela queria um evento lindo, delicado, então resolvi mudar os planos dela de fazer no salão de festas e tive a idéia de organizar um chá surpresa, na minha casa, um mês antes do dia que ela tinha marcado e com todos os mimos e caprichos que ela tinha direito. Ah, e o mais importante, tudo dentro do orçamento que ela me pediu. Peguei essa louça emprestada da minha mãe e usei xícaras e bules como parte da decoração.
Aqui são as caixinhas de uma das lembrancinhas: confeti de chocolate em formato de coração. Foram eles que me inspiraram a compor todo o tema com as cores rosa e lilás. Também comprei jujubas e pirulitos em formato de coração e arrumei nas louças que foram distribuídas por toda a casa.
Mesa com o bolo do Ateliê de Bolos, um charme que extrapolou o orçamento e eu acabei dando de presente pra ela! Ao fundo, sanduíches do Buffet Lagrezette.

Outro ângulo da mesa, com os bem casados deliciosos da Tetê Meireles. As flores são da feira em frente a colégio Arnaldo (somente às sextas).
Lá no fundo, um dos arranjos da No ar Balões. Foi uma tarde super gostosa, com a família e amigas mais íntimas. Como ela mesma disse, conseguimos enganá-la direitinho! Ainda bem! Foi uma surpresa muito gostosa, que eu tive o maior carinho em organizar. Obrigada a todos pela colaboração para fazer esse evento para essa amiga tão querida. Abaixo estão os contatos para quem me pediu:
- Ateliê de Bolos: 3226-3141
- No Ar Balões: 3222-2222
- Tetê Meireles Bem Casados: 3227-4731
- Buffet Lagrezette: 3264-5572

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Programinhas

Outro dia a Astrid falou no programa dela, cujo tema era "estresse", que na vida é preciso inventar programinhas. Seja para não cair na rotina, pra desestressar, por curiosidade. Eu amo programinhas, especialmente os gastronômicos. Por exemplo, eu não tenho assinatura de nenhuma revista, pois adoro o programa de ter que sair, procurar a revista, sentar, pedir um café. Acho super gostoso todo o ritual. Nessa foto, registrei um programa que o marido me aplicou e que eu adoro, principalmente agora que está esquentando de novo: tomar água de côco. Mas não é qualquer água não. Eu pego a estrada para tomar água de côco. Esse moço aí da foto é o Fabrício, e a barraquinha dele fica na estrada de Nova Lima, ali, logo depois do posto policial. Vale cada quilomêtro rodado: pela simpátia dele, que sempre nos arranca boas risadas; pela delícia da água, juro que nunca tomei nada igual, o Fabrício só trabalha com a melhor qualidade de côco; e por todo o conceito do programa, que é perfeito para um belo dia de sol, com aquele céu azul maravilhoso, a vista para as montanhas...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vai ficar na memória

Levamos esse vinho para experimentar um novo restaurante aqui em BH. Faço das palavras do rótulo as minhas palavras: "Everything contained in this bottle os optimum for the body and has been brilliantly combined to be the perfect match for the spirit". Ainda bem, pois foi ele que salvou a nossa noite.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Creme Brulê



Sem dúvida essa é a melhor receita que eu já fiz até hoje. Olha que já testei várias.
- 600 ml de creme de leite
-6 gemas de ovo
-75 gr de açúcar refinado
-6 col. sopa de açucar cristal (para fazer a casquinha brulê)
Bata as gemas com o açúcar até ficar homogêneo. Numa panela, aqueça o creme de leite até quase chegar no ponto de fervura. Retire do fogo de despeje o creme quente sobre a mistura de gemas e depois passe tudo por uma peneira. Divida o creme em 6 ramequins individuais e cubra cada um com papel alumínio. Arrume os ramequins num tabuleiro mais fundo, enchendo com água fria até atingir a metade das forminhas. Leve ao forno pré aquecido a 160ºC por 35 minutos, até que o centro fique firme (é só balançar a forminha e ver a consistência, se tiver muito líquido, deixe no forno por mais tempo). Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente, depois leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas. Retire da geladeira, polvilhe cada forminha com açúcar, cobrindo bem a superfície. Caramelize o açúcar com o maçarico e deixe esfriar para que a casquinha endureça.
Fonte: receita adaptada do creme brulê de lavanda do "The Egg Book".

domingo, 29 de agosto de 2010

Rá tim bum!

Esse ano eu comemorei meu aniversário com tudo que eu tinha direito.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Doce e silencioso

Momentos gostosos geralmente não são programados. Eu estava andando à procura de um ponto de táxi e sem querer passei pela Doces de Portugal. Como de costume, espiei a vitrine. Olhei para o lado, entrei. Pedi um pastel de Santa Clara para presentear o marido e um de Belém para mim, ambos para viagem, em embalagens separadas. Como não prestei atenção, tive que perguntar para identificar os embrulhos. "O de Belém é esse que está quentinho". Chequei e sorri. Talvez eu o comeria dentro do taxi, no trânsito ruim, voltando para o escritório. Escritório da empresa que você fundou há 33 anos, e que hoje, eu administro. Talvez eu comeria de noite em casa, distraída, vendo televisão.
Um erro na máquina do cartão me fez aguardar e com certo nervosismo, pedi um café. Respirei fundo, sentei. Abri o pacote e me permiti dividir mais um pastel de Belém quentinho com você. E assim, nesse doce momento de silêncio, comemoramos juntos os meus 30 anos. Obrigada.

sábado, 14 de agosto de 2010

Segunda Gourmet


Folhado de queijo de cabra com geléia de frutas vermelhas e salada de rúcula. Para acompanhar: Vinho Matilda Shiraz Cabernet, do jeito que eu gosto.

Do mar


Entrada: brusqueta de abobrinha. Usei 1 abobrinha ralada no ralo grosso e depois refoguei no azeite e temperei com sal e pimenta. Levei ao forno sobre fatias de Baguete Francesa Original do Verdemar com queijo parmesão ralado por cima.


De almoço fizemos um salmon cake, receita adpatada do Crab Cake do livro Joy of Cooking. É raro a gente cozinhar peixe, mas essa receita é fácil e deliciosa, vale a pena.
Para acompanhar Vinho Trinity Hill Sauvignon Blanc.
Bolinho de salmão:
Refogar numa frigideira por 10 minutos, sem deixar queimar:
- 1 col. sopa de azeite
-1/4 de xíc. de cebola bem picadinha
-1/2 col. chá de alho espremido
Misturar numa vasilha:
- 200 gr de salmão (ainda cru) picadinho
- 1 ovo batido com garfo (usar somente metade)
- 1 col. sopa de maionese
- 1/2 col. sopa mostarda Dijon
- temperar com sal e pimenta a gosto
- 2 col. sopa de dill, coentro ou salsinha fresca (usei coentro)
- 1 col. sopa de farelo de pão
- juntar a cebola refogada e misturar bem.
Faça dois bolinhos maiores (foto) ou 4 pequenos e passe no farelo de pão, cobrindo bem. Coloque os bolinhos num prato coberto com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora, se tiver tempo.
Aqueça 2 col. sopa de azeite numa frigideira e quando estiver bem quente, adicione os bolinhos e cozinhe de 8 a 10 minutos de cada lado para bolinhos menores e de 12 a 15 minutos de cada lado para os maiores.

domingo, 8 de agosto de 2010

Crumble de Blueberry e Morangos

Blueberries tão simples e quase sem graça viram uma coisa inexplicável quando levadas ao forno. Essa farofa doce fica uma delícia com o recheio suculento, cheiroso e saboroso de frutas. Sobremesa simples, fácil de fazer e absolutamente fantástica. Para acompanhar: vinho Tarapacá Late Harvest, maravilhoso.

Fruit Crumble do Jamie Oliver
Para a farofa:
- 110 gr de farinha de trigo
- 60 gr de manteiga
-45 gr de açucar
- 1 pitada de sal

Coloque todos os ingredientes num processador e triture até ficar parecendo uma farofa, com migalhas pequenas e soltas. Coloque as frutas numa travessa refratária, e salpique com um pouco de açúcar, não muito porque a farofa já é bem doce, usei só meia colher de sobremesa para cada potinho acima. Qualquer fruta pode ser utilizada, acima eu usei morangos e blueberries. Espalhe a farofa por cima das frutas e leve ao forno a 200º por meia hora ou até que a superfície esteja dourada.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cara de quem comeu e não gostou

Nem sempre as coisas saem como queremos na cozinha. Às vezes o erro se dá por pura distração, reconheço. Mas muitas vezes as receitas podem ter algum problema também. Já reparou que em alguns livros de receita a gente não encontra no modo de preparo a descrição do uso de algum ingrediente? Isso é super comum. Também fico confusa com o tempo necessário para assar biscoitos, sempre tenho que deixar no forno algum tempinho a mais. Por isso eu não gosto de arriscar, sempre testo a receita antes de cozinhar "para fora". Na foto acima, eu caprichei no arroz de côco, comprei coxas de frango orgânico para agradar o marido, mas deu tudo errado. O arroz não, ele ficou uma delícia, receita daqui. O frango com mel e cardamomo ficou um desastre, o tempero não pegou, o tempo de cozimento estava errado, eu fui ficando de mau humor igual ao pessoal do "Que Marravilha". Dormi com fome.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Segunda Gourmet

Souflê de queijo de cabra com salada de folhas verdes com tomatinho italiano assado e vinho delícia, Viento Norte Cabernet, mais nova descoberta no Verdemar. Para o souflê, usei a receita do Olivier Anquier e substituí o gruyere por queijo de cabra. Os tomatinhos foram cortados ao meio, temperados com um pouco de azeite, um dente de alho em fatias fininhas, sal a gosto, uma pitada de açúcar, e algumas folinhas de tomilho e levados ao forno a 180º durante 30 minutos.