Algumas receitas são tão maravilhosas que nem precisam de muita explicação, tem que provar para saber. Sou louca por cogumelos, mas nunca tinha feito um risoto assim, ficava sempre com o de funghi. Usei champignon de paris, shimeji e apenas 1 unidade de shitake, pois acho o sabor dele mais forte. Adicionar o suco de limão foi uma surpresa deliciosa. Mais uma receita do Jamie Oliver.
Para os cogumelos (serve 6 pessoas)
- 255 gr de cogumelos: usei shimeji, champignon de paris e shitake
- 3 col. sopa de azeite
- 1 col. de sopa de tomilho fresco picado
- 1 dente de alho picado bem fino
- sal e pimenta
- 1 col. sopa salsa picada
- 1 pitada de chili em pó
- suco de limão (dá um toque todo especial, coloque aos poucos e vá provando)
Corte os cogumelos em fatias finas, mas não cozinhe todos de uma vez, faça em duas ou três porções (eles soltam muita água). Em uma panela bem quente, aqueça 1 colher de azeite e adicione parte dos cogumelos e um pouco do tomilho. Cozinhe por um minuto, acrescente um pouco do alho, uma pitada de sal e pimenta a gosto. Deixe no fogo por mais 2 minutos e prove, se estiverem cozidos, acrescente um pouco de salsa, um pequena pitada de chili e um pouquinho (tipo 1/2 col. de café) de suco de limão. Misture, retire do fogo e repita o processo com o restante do cogumelo. Ao final, pique metade dos cogumelos cozidos e reserve.
Durante a etapa 2 da Receita Básica de risoto, após colocar a primeira concha de caldo, acrescente os cogumelos picados. E coloque o restante somente na etapa 3.
Receita básica de risoto para 6 pessoas
- Aproximadamente 1 litro de caldo de galinha ou legumes (prefiro de legumes)
- 1 colher de óleo de oliva
- 2 cebolas médias picadas finamente
- 4 talos de aipo (salsão) picados finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 400 gr de arroz para risoto
- 100ml de vinho branco seco ou de vermute branco seco
- 70 gr de manteiga
- sal e pimenta do reino
- 100gr de queijo parmessão ralado na hora
Etapa 1 – Esquente o caldo. Em uma panela separada, aqueça o óleo de oliva, adicione a cebola, o aipo, uma pitada de sal e refogue por 3 minutos. Acrescente o alho e depois de 2 minutos, quando os vegetais estiverem tenros, junte o arroz. Aumente o fogo e comece a fritar o arroz, lembrando que ele não pode dourar, então não se afaste da panela. Continue mexendo e diminua o fogo se for necessário. Depois de 2 a 3 minutos, adicione o vinho e mexa sem parar até o álcool evaporar.
Etapa 2 – Quando o vermute ou o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e 1 boa pitada de sal. Abaixe o fogo para que a parte externa do arroz não cozinhe muito rapidamente. É nesse momento que entram os cogumelos picados. Continue adicionando conchas de caldo, misturando e esperando que cada concha seja absorvida antes de despejar a próxima. Isso levará uns 15 minutos. Experimente para checar se o arroz está cozido. Se não estiver, continue a acrescentar caldo até que fique tenro, mas com uma leve consistência. Não se esqueça de ajustar o tempero cuidadosamente. Se o caldo acabar antes de o arroz cozinhar, ponha um pouco de água fervente.
Etapa 3 – Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e o parmesão, reservando um pouco do queijo para salpicar por cima do risoto se você quiser. Acrescente o restante dos cogumelos, misture delicadamente e sirva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário