quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Almoço de Aniversário

Para o meu aniversário, eu consegui juntar leite materno suficiente para uma mamada do meu filho e isso me permitiu sair para almoçar com calma. A escolha foi o Vecchio Sogno, apesar de eu não ter me surpreendido nas últimas vezes que estivemos lá, mas o menu do Festival  Mesa Gerais me chamou a atenção, olha só:
 
Entrada: Filet de São Pedro sobre confit de banana da terra e crocante de especiarias ao molho Pira-Poré.
1º Prato: Raviolone de fonduta ao pequeno ragu de carne de sereno com Maria Gondó.
Prato principal: Medalha de filet em baixa temperatura ao molho de buriti com galettes de baroa e purê de feijão miúdo.
Sobremesa: Torta de queijo branco com docinhos de minas.
 
Fiquei com água na boca e confio no trabalho do Ivo, então não tive dúvida. Tivemos um pequeno problema com a entrada, o molho do peixe era com camarão e o marido é alérgico. Infelizmente não perguntamos o que era Pira-Poré. Mas acho curioso eles também não comentarem, tem tanta gente alérgica a frutos do mar! De qualquer forma, o problema foi contornado com a maior atenção e não comprometeu o resto da refeição. Aliás, que refeição. Não existe trabalho igual ao do Ivo, ele consegue entregar um prato rico em sabor, mas com a execução de uma delicadeza enorme e uma apresentação linda. Brilhou. Suspirei do início ao fim. Que dia mais feliz.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Manhã de aniversário

Na noite anterior ao meu aniversário eu falei para o marido: vamos botar uma mesa de café bem bonita para amanhã? Tem sido assim desde que meu filho nasceu, eu procuro deixar algumas coisas adiantadas porque a rotina é  super corrida. Mas um capricho a mais, coisa tão simples de se fazer, já me deixa muito, muito feliz. Eu não tinha grandes planos para o meu aniversário. É difícil fugir do clichê "saúde é o que importa, o resto a gente corre atrás", principalmente depois de ter um filho. Mas quando a sua saúde realmente está em jogo, como aconteceu comigo após o parto, aí sim, saúde é a única coisa que você passa a desejar, a única coisa pela qual você reza.
A minha gravidez e o nascimento do meu filho tiveram um papel enorme em me mostrar que as coisas não só fogem ao nosso controle, mas também podem sair completamente diferentes de tudo aquilo que esperamos. Eu me vi num cenário que eu jamais poderia imaginar, com muito medo e completamente privada de curtir a experiência de ter um filho. É duro abrir mão de tudo aquilo que você planejou e ser obrigada a tomar um outro caminho. Mas eu não tive outra alternativa a não ser aceitar, esperar e mais difícil ainda, permitir que outras pessoas fizessem por mim.
Ao mesmo tempo, esse processo me mostrou como as pessoas podem ser bondosas e generosas. Eu encontrei pessoas incríveis, que contribuíram muito para aliviar o desconforto físico, mas foram extremamente importantes para trazer conforto emocional. Desde que voltei para casa, eu recebi muita atenção de pessoas que eu já admirava, mas que foram simplesmente extraordinárias com seus gestos de carinho.
Vivendo um dia de cada vez, o que mais me tocou foi poder observar  o meu marido e como ele se desdobrou para dar conta de tudo. Me sinto abençoada por ter um companheiro tão digno e tão bom. No meu aniversário, meu grande desejo foi poder ficar com o homem que eu amo e com o nosso pequeno. O meu dia não poderia ter sido melhor.
 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Para começar

Eu adoro inventar moda e fazer entradinhas diferentes, mas na maioria das vezes não preciso de nada além de um bom pão, um queijo e azeite para petiscar. Aqui estão três opções deliciosas e simples que nós adoramos: queijo de cabra Holandês Cablanca, patê de tomate seco da Boníssima (na minha opinião, o melhor que existe!) e torradinhas fininhas de baguete francesa. Mas o marido resolveu dar um upgrade na torradinha e colocou um pouco de alecrim e sal grosso antes de levar ao forno e depois de pronta, regou com azeite. Sinceramente? Virou meu mais novo vício!


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Bolo de Banana


Esse bolo fica uma delícia e a receita é super fácil, é só bater no liquidificador. Eu mudei um pouquinho, coloquei meia xícara de açúcar a menos depois de ler a opinião de quem fez. Da próxima vez colocaria mais óleo, achei que ficou um pouco seco. Ah, também acrescentei canela, acho que faz a diferença! De qualquer forma, acho que vale a pena experimentar.

Bolo de Banana (receita daqui)

Bata no liquidificador:
-3 bananas nanicas (usei prata)
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo
- 3 xícaras de açúcar (usei 2+1/2)

Numa tigela, misture a massa com:
-3 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 colher de sopa de fermento em pó
- canela em pó a gosto

Asse em forno pré aquecido a 220º por 30 minutos (faça o teste do palito antes de retirar).

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sopa de abóbora assada


Eu costumo usar a receita do Jamie Oliver, que é deliciosa, mas essa receita da Rita Lobo deixa a sopa mais intensa, mais saborosa. É bem diferente da tradicional e vale a pena experimentar.

Sopa de abóbora assada - Livro Cozinha de Estar da Rita Lobo

1 kg de abóbora japonesa em cubos
2 dentes de alho descascados
1 cebola descascada e cortada em 4 partes
1/4 de xícara de azeite
1 litro de caldo de legumes
1/2 litro de leite
Noz moscada a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

Pré-aqueça o forno a 180º. Numa assadeira antiaderente coloque os cubos de abóbora, o alho, a cebola, regue com azeite, tempere com sal e pimenta e misture bem para envolver todos os ingredientes. Leve ao forno por cerca de 50 minutos, até dourar. Depois de 30 minutos, vire os cubos para que dourem por igual. Retire do forno, transfira os ingredientes para o liquidificador, junte um pouco do caldo e bata bem. Transfira a sopa para uma panela grande, leve ao fogo médio, adicione o restante do caldo, o leite e a noz moscada. Acerte o sal se for necessário. Sirva imediatamente ou então aqueça a sopa novamente na hora de servir, sem deixar ferver. 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Delícia de Rosé

Adorei o rosé espanhol Más Amor. Super fresco, leve, uma delícia. Lá da Mistral

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Eu só quero chocolate


Toda vez que viajo para fora costumo trazer chocolate, é um ritual sagrado para mim. De vez em quando o marido não dá muita bola, mas como eu gosto ao leite e ele, amargo, às vezes tenho que força-lo a escolher algum pois sei que ele se esbalda depois. Mas não estou falando de Snickers não. Estou falando de chocolate puro, sem aromatizante, sem conservante, gomas, espessantes, etc. Estou falando de coisa boa, para ser saboreada com calma e não de guloseimas que a gente come sem prestar atenção para satisfazer aquela vontade de glicose no meio da tarde. E quando o chocolate, além de ser incrível, é feito com preocupação ambiental, com incentivo aos produtores e parte do lucro destinado a alguma causa nobre? Fica melhor ainda, né? Esse é produzido nos Estados Unidos.
 

domingo, 4 de agosto de 2013

Seja bem-vindo, filho


Essas últimas semanas foram marcadas por uma longa espera. Ao contrário do que dizem, você continuou mexendo muito, cada vez mais forte, mais intenso. Tenho me emocionado com facilidade, mas ao mesmo tempo estou sentindo muita paz. A barriga, cada dia mais pesada, me limitou completamente. Você é grande, filho, é difícil acreditar que coube dentro de mim. Assim como seu pai diz, eu sou miúda, minhas pernas pesam, me sinto muito fraca. Mas tenho a sensação que essa longa jornada passou rápido demais. Minha vida mudou completamente desde que te vi naquela sala de exame: duas bolinhas unidas com um coração acelerado. Ficava me perguntando como era possível me apaixonar por uma criaturinha com menos de 2 centímetros. A partir desse dia, esperei com ansiedade por cada encontro mensal. Não escondo de ninguém o desconforto que senti, no entanto é difícil expressar a emoção de cada descoberta. É uma benção e uma felicidade enorme poder gerar uma vida. E, à medida que vamos nos despedindo, minha energia fica cada vez menor, mas meus braços estão abertos e meu coração transborda de alegria. Vem, meu filho. Vem conhecer o mundo. Nós estamos aqui prontos para te ajudar a construir as mais belas asas.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

da Espanha

Vai falar que nunca comprou um vinho por causa do rótulo? Pois eu sou completamente atraída pelos rótulos. Não que isso signifique que o vinho vai ser bom, não é uma regra. Mas se eu não tenho informação nenhuma sobre os vinhos que estou olhando, eu acabo levando o que tem o rótulo mais legal, pronto falei. De vez em quando a gente acerta! Adoramos esse Espanhol bom, bonito e barato. Lá do Verdemar.