Quem gosta de comer não precisa dar muitas explicações para comprar um livro sobre bistrôs. Esse guia me chamou a atenção por ser descolado, com fotos lindas, textos gostosos de ler e, acima de tudo, me identifiquei com os valores do autor. Comprei de presente para o marido há quase dois anos, sem planos imediatos de ir para Paris. Ele leu primeiro e achou um barato. Eu ficava paquerando, mas só botei as mãos e os olhos pra valer quando estava organizando a nossa viagem para Paris em Março. Esse livro é uma dica quente para quem quer comer bem sem gastar uma fortuna em Paris. Posso dizer que em 8 dias só fomos em dois ou três lugares que não foram dicas do Alex e fiquei doida pra indicar pra ele! Todos os restaurantes que visitamos foram simplesmente incríveis, de atendimento surpreendente e comida maravilhosa! Ficamos ainda mais encantados por Paris. Sem dúvida foi uma das melhores viagens que já fizemos. Mas é importante dizer como usei o livro. Eu separei os lugares que me interessaram, mas não fui com o objetivo de conhecer algum especificamente. Os restaurantes tinham que se encaixar no meu roteiro, já não queria fugir muito do que tinha programado. Então delimitei as opções em cada área para a gente poder escolher quando deparasse com alguma delas. Para mim deu super certo! Eu também não me importava de carregar o guia, abrir no meio da rua e ler novamente o que ele escreveu sobre o restaurante. O que posso dizer é que valeu a pena. Alex, muito obrigada!
quinta-feira, 31 de maio de 2012
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Dia das mães
Salada com pêra, receita aqui. Coloquei gorgonzola no lugar do queijo de cabra, ficou ainda melhor.
Rosbife com molho de vinho e fetuccine Alfredo
Como a minha mãe não é muito de doce, fiz só brigadeiro de colher para finalizar
Marcadores:
carnes,
Chocolate,
Datas Especiais,
Doces,
Entradas,
massas,
Receitas,
Saladas,
Ver pra crer
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Sopa de tomate com páprica
A receita do site da Williams-Sonoma pede páprica defumada, como não tinha em casa, usei a doce mesmo e já faz uma grande diferença. Também recomendo colocar o bacon, é uma surpresa a mais. A única alteração que eu fiz foi acrescentar um pouco de açúcar para cortar a acidez do tomate. Vale a pena provar:
Sopa de tomate com páprica defumada (serve de 4 a 6 pessoas)
- 1 potinho de bacon em cubinhos
- 1 col. sopa de manteiga
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 2 latas de tomate pelado
- 3 col. de sopa de creme de leite
- 1+1/4 col. de chá de páprica defumada
- sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
* extra: 1 colher de chá de açúcar
Refogue o bacon até que fique dourado e crocante, escorra em papel toalha e reserve. Volte a panela ao fogo (retire o excesso de gordura), derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione os tomates, deixe ferver, reduza a fogo e cozinhe por mais 20 minutos. Bata no liquidificador, volte a sopa para a panela e adicione o creme de leite, a páprica, tempere com sal e pimenta e acrescente o acúcar. Deixe esquentar novamente, sirva em cumbucas individuais e decore com o bacon.
terça-feira, 15 de maio de 2012
Guacamole
É engraçado, às vezes fico sem saber se faço ou não, mas sempre que sirvo é um sucesso. Nós adoramos, mas confesso que é difícil prever se o abacate estará maduro no dia do evento ou então, ao abrir, você descobre que ele não está bom! Frustração na certa. Em todos os casos é melhor ter um plano B. Mas se estiver tudo certo, eu costumo fazer assim:
As medias não são exatas, o ideal é misturar, provar e adaptar ao gosto de cada um.
- Abacate: usei um avocado, aquele pequeno importado, é mais rico, mais saboroso. Deu mais ou menos 1 xícara de abacate.
- Coentro: adoro, uso muito, tipo duas colheres de sopa de folhas picadas
- Azeite: uso pouco, 1/2 colher de sopa já é suficiente
- Limão: também uso pouco, não gosto quando ele mascara o sabor do resto, 1/2 colher de sopa
- Sal: às vezes é necessário usar mais do que a gente imagina. Parece que não "pega" sal de jeito nenhum!
- Pimenta Dedo de Moça: pico bem fininha, usei uma colher de café nessa receita
- Cebola: às vezes eu coloco, mas acho que gostei mais sem. Pico bem fininha também
É só misturar tudo numa vasilha e ir amassando o abacate com um garfo. Gosto de deixar os pedaços mais inteiros, mas tem gente que amassa tudo até virar uma pasta mesmo. Servir com doritos ou torradas fininhas, como na foto.
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Souflê de Alho Poró
Quando eu fiz esse souflê, comentei aqui no blog que não gostei muito da textura, apesar do sabor ter ficado maravilhoso. Sou um pouco teimosa e acho que sempre fica melhor quando a base é cremosa, feita com creme de leite mesmo. Então estou paquerando essa receita aqui, achei bem interessante.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Lindo, leve e fácil
Antes ou depois, a cor é sempre linda!
Souflê de Frutas Vermelhas
Para 04 pessoas:
-15 gr de manteiga
- 100 gr de açúcar refinado
- 50 gr de amoras
- 200 gr de framboesas
- 4 claras
- açúcar de confeiteiro para polvilhar
Unte 4 ramequins com a manteiga e polvilhe bem todas as superfícies com um pouco do açúcar refinado. Faça um purê com as frutas num processador de alimentos ou liquidificador, separando algumas para decorar. Para um purê mais homogêneo, passe as frutas por uma peneira. Bata as claras até que fiquem firmes, mas não secas. Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo até que as claras fiquem firmes e brilhantes. Misture as claras ao purê de frutas e divida nos 4 potinhos. Asse imediatamente em forno pré aquecido a 190º C por 15 minutos ou até que o suflê tenha crescido e ficado levemente dourado.
Obs: gosto de acrescentar 3 colheres de creme de leite ao purê de frutas, acho que a textura fica melhor, tanto no souflê de frutas vermelhas, quanto no souflê de goiabada.
sábado, 5 de maio de 2012
quinta-feira, 3 de maio de 2012
quarta-feira, 2 de maio de 2012
Essa é uma opção de entradinha que adoramos: queijo com mel ou geléia. Todas as vezes em que servi foi um sucesso absoluto! É possível fazer algumas variações interessantes e o resultado é sempre maravilhoso. Na foto acima, fizemos queijo Canastra quente com mel trufado. Usei o queijo Canastra de Araxá que compro no Verdemar, ele é incrível. Coloquei um pedacinho de queijo no refratário individual porque acho mais charmoso servir assim. Levei ao forno a 180º por 2 minutos apenas, só para ele esquentar um pouco. Depois é só colocar uma colher de chá de mel trufado por cima e servir com torradinhas fininhas ou um belo pão, adoramos os da Cumpanio. Acho importante caprichar no pão, senão acaba "matando" a sua entrada.
Variações:
- Mel trufado
- Mel comum
- Favo de Mel
- Geléia de Damasco
- Geléia de Figo
Queijos:
- Parmesão
- Grana Padano
- Brie (fica gostoso quando servido quente também)
- Brie de leite de cabra
- Queijo Minas
- Queijo de Cabra Cablanca
Marcadores:
Entradas,
Queijo,
Receitas,
Ver pra crer
Assinar:
Postagens (Atom)