Hoje eu me arrependo do tempo que demorei para fazer esse risoto. Eu lia a receita e ficava pensando em qual linguiça poderia usar. Fizemos com linguiça de cordeiro e não abrimos mão do tomilho, ele faz diferença e nós amamos! Essa é para testar já! E o vinho? É dos meus!
Receita adaptada para duas pessoas do livro "A Italia de Jamie"
170g de linguiça cotechino (usamos linguiça de cordeiro)
1 cebola branca
500ml de caldo de legumes
1 1/2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola média picada finamente
1 dente de alho picadinho
1 talo de aipo picado finamente
3/4 de xícara de arroz arbório
1/4 de xícara de vinho branco seco
Sal e pimenta a gosto
30 gr de Parmesão ralado
Tomilho a gosto (fresco, por favor!)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
- Pré aqueça o forno a 190 graus. Coloque a linguiça cotechino em uma assadeira pequena com a cebola com casca. Leve ao forno pré aquecido e asse por cerca de 1 hora ou até que as cebola fique tenra e doce, e a linguiça esteja cozida. Remova tudo do forno e reserve.
- Leve o caldo de legumes ao fogo baixo e deixe ao lado sempre aquecido.
- Em uma panela aqueça 1 colher (sopa) de manteiga com o azeite, junte o a cebola picadinha, o alho e o aipo e deixe refogar em fogo baixo por 15 minutos, sem deixar escurecer! Adicione o arroz, aumente o fogo e refogue por mais um minuto, depois acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Abaixo o fogo novamente e vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre.
- Enquanto o risoto estiver cozinhando, corte a cebola que assou ao meio e pique metade da cebola e a linguiça finamente.Quando já tiver usado 3/4 do caldo, adicione a cebola picadinha e a linguiça ao arroz. É bom provar o arroz para saber o ponto, quando estiver pronto, remova do fogo, arescente o quejo e 1/2 colher de manteiga, as folhinhas de tomilho, tampe e deixe descansar por 2 minutos.
- Decore com a outra metade da cebola que estava no forno e com o tomilho e sirva imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário