segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O melhor de Minas

É até maldade começar a segunda feira com uma foto assim. Fomos passar um dia em Tiradentes durante as nossas férias e antes de voltar para BH, passamos na Pousada Pequena Tiradentes para ver a loja e comer alguma coisinha. Assim que entramos na loja, sentimos um cheiro delicioso e eles informaram que era pão de queijo. Mas esse tinha dono, então pedimos uma porção e enquanto ela assava fomos dar uma olhada nos produtos. Esse é um lugar que eu adoro, a construção é linda, reproduz uma cidade mesmo, é um charme. A loja, onde fica o bar e o café, tem um pé direito altíssimo, é cheia de móveis e adornos lindos e o atendimento é ótimo. Depois de tanto bater perna pela cidade, nada melhor do que encerrar o dia com uma porção de pão de queijos quentinhos, crocantes por fora e com aquela massa de queijo leve por dentro, um cafezinho de coador e uma porção de requeijão para acompanhar.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ho Ho Ho



Eu adoro Natal. As cores, os cheiros, as comidas, os enfeites. Antes mesmo de Dezembro chegar eu já começo a função, compro guardanapos decorados, velas, e começo a planejar vários eventos de Natal que nem sempre acontecem. Mas na contagem regressiva para o dia 24, eu tento tornar as coisas lá em casa, nem que seja só para mim e pro marido, um pouco mais divertidas. Assim foi esse café da manhã com pancakes feitas nessas forminhas que compramos ainda no início de 2010.

Receita de Pancakes do Joy of Cooking para duas pessoas:

- 1 + 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 + 1/2 col. sopa de açúcar
- 1/3 de col. chá de fermento
- 1/3 de col. de chá de sal
- 1 + 1/2 xícara de leite
- 1 + 1/2 col. sopa de manteiga derretida
- 1 ovo
- 1/2 col. de chá de baunilha (opcional)

Misture os ingredientes secos e os líquidos em vasilhas separadas e depois junte tudo até incorporar, sem mexer demais. Aqueça uma frigideira anitaderente de +- 10 cm de diâmetro em fogo baixo e derreta um pouquinho de manteiga. Coloce um pouco de massa e deixe cozinhar até que apareçam bolhas na superfície (por volta de 4 minutos). Com uma espátula, vire a panqueca para que ela doure do outro lado, o que vai levar apenas um minuto. Repita esses passos com o resto da massa, que vai render 5 unidades e vá empilhando as panquecas num prato para que fiquem todas morninhas. Pode servir com mel, geléia, mas na minha opinião fica bom mesmo é com mapple.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Petit Gateau de Doce de Leite

A receita é do Carlota, mas eu peguei aqui. Adoro o comentário da Fernanda, que explica muito bem as sutilezas de se fazer um petit gateau. Também já errei, mas a minha dica é a seguinte: dê uma sacudida na forminha para "sentir" o ponto. Não pode balançar demais, senão ainda está muito mole. E nem pode balançar de menos. Complicado? É só não ter medo e encarar, com a prática a gente acaba aprendendo. Ele fica mais firme por fora, mas o centro ainda balança um pouquinho, esse é o ponto. E essa receita é muito fácil e muito gostosa então não vai dar preguiça de tentar várias vezes até chegar no seu ponto. Eu acrescentei uma pitadinha de sal para realçar o sabor.


200 g de doce de leite pastoso (Usei o Argentino, mais escuro e forte que o nosso)
100 g de manteiga
60 g de açúcar
40 g de farinha
2 gemas
2 ovos

Leve o doce de leite e a manteiga ao microondas para derreter. Misture bem até obter uma massa homogênea. Adicione os ovos e as gemas e misture bem (não bata). Incorpore o açúcar e a farinha peneirados. Unte as forminhas com manteiga e farinha e coloque a massa. Asse em forno pré-aquecido a 200º C por 10 minutos.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Risoto de Aspargos


Eu sou alucinada com aspargo e fico buscando formas diferentes para utilizá-lo. Como estou numa fase de risoto, não tive outra escolha. O risoto é simples de fazer, eu refogo 1/2 cebola bem picadinha e 1 dente de alho esmagado em um pouco de manteiga com azeite, junto o arroz arbório (1/2 xícara de chá para nós dois, ele rende bem) e deixo refogar por mais alguns minutos. Acrescento 3 colheres de sopa de vinho branco e deixo evaporar. Depois vou juntando o caldo de frango aos poucos, mexendo sempre. Adiciono 6 aspargos fatiados bem no final, quando o arroz está quase no ponto, para eles ficarem firmes, crocantes ainda. Gosto de fazer fatias enviesadas (mais ou menos 2cm cada), acho que fica mais charmoso. Desligo o fogo, acrescento uma colher de sopa de manteiga, 1/4 de xícara de parmesão ralado, acerto o sal se necessário e deixo o risoto descansar por mais ou menos 5 minutos. Depois é só servir (num prato fundo de preferência) e aproveitar!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sem culpa ou medo


Depois de acompanhar o programa “Você é o que você come”, onde a Gillian McKeith mostra de que são feitas as salsichas, eu tenho que admitir que a minha vontade de comer cahorro-quente mudou. Já deu uma olhada nos ingredientes na embalagem assim só por curiosidade? Já que não sou de comer cachorro quente com tanta frequência, nas raras ocasiões em que eu resolvo fazer lá em casa eu procuro usar uma salsicha de qualidade melhor. Usei essa da Berna justamente porque os ingredientes não me assustaram. Assei em forno baixo por 10 minutos ao invés de cozinhá-las na água. Coloquei no pão com muçarela derretida, mostarda e catchup. Ficou maravilhoso.