terça-feira, 31 de agosto de 2010

Creme Brulê



Sem dúvida essa é a melhor receita que eu já fiz até hoje. Olha que já testei várias.
- 600 ml de creme de leite
-6 gemas de ovo
-75 gr de açúcar refinado
-6 col. sopa de açucar cristal (para fazer a casquinha brulê)
Bata as gemas com o açúcar até ficar homogêneo. Numa panela, aqueça o creme de leite até quase chegar no ponto de fervura. Retire do fogo de despeje o creme quente sobre a mistura de gemas e depois passe tudo por uma peneira. Divida o creme em 6 ramequins individuais e cubra cada um com papel alumínio. Arrume os ramequins num tabuleiro mais fundo, enchendo com água fria até atingir a metade das forminhas. Leve ao forno pré aquecido a 160ºC por 35 minutos, até que o centro fique firme (é só balançar a forminha e ver a consistência, se tiver muito líquido, deixe no forno por mais tempo). Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente, depois leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas. Retire da geladeira, polvilhe cada forminha com açúcar, cobrindo bem a superfície. Caramelize o açúcar com o maçarico e deixe esfriar para que a casquinha endureça.
Fonte: receita adaptada do creme brulê de lavanda do "The Egg Book".

domingo, 29 de agosto de 2010

Rá tim bum!

Esse ano eu comemorei meu aniversário com tudo que eu tinha direito.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Doce e silencioso

Momentos gostosos geralmente não são programados. Eu estava andando à procura de um ponto de táxi e sem querer passei pela Doces de Portugal. Como de costume, espiei a vitrine. Olhei para o lado, entrei. Pedi um pastel de Santa Clara para presentear o marido e um de Belém para mim, ambos para viagem, em embalagens separadas. Como não prestei atenção, tive que perguntar para identificar os embrulhos. "O de Belém é esse que está quentinho". Chequei e sorri. Talvez eu o comeria dentro do taxi, no trânsito ruim, voltando para o escritório. Escritório da empresa que você fundou há 33 anos, e que hoje, eu administro. Talvez eu comeria de noite em casa, distraída, vendo televisão.
Um erro na máquina do cartão me fez aguardar e com certo nervosismo, pedi um café. Respirei fundo, sentei. Abri o pacote e me permiti dividir mais um pastel de Belém quentinho com você. E assim, nesse doce momento de silêncio, comemoramos juntos os meus 30 anos. Obrigada.

sábado, 14 de agosto de 2010

Segunda Gourmet


Folhado de queijo de cabra com geléia de frutas vermelhas e salada de rúcula. Para acompanhar: Vinho Matilda Shiraz Cabernet, do jeito que eu gosto.

Do mar


Entrada: brusqueta de abobrinha. Usei 1 abobrinha ralada no ralo grosso e depois refoguei no azeite e temperei com sal e pimenta. Levei ao forno sobre fatias de Baguete Francesa Original do Verdemar com queijo parmesão ralado por cima.


De almoço fizemos um salmon cake, receita adpatada do Crab Cake do livro Joy of Cooking. É raro a gente cozinhar peixe, mas essa receita é fácil e deliciosa, vale a pena.
Para acompanhar Vinho Trinity Hill Sauvignon Blanc.
Bolinho de salmão:
Refogar numa frigideira por 10 minutos, sem deixar queimar:
- 1 col. sopa de azeite
-1/4 de xíc. de cebola bem picadinha
-1/2 col. chá de alho espremido
Misturar numa vasilha:
- 200 gr de salmão (ainda cru) picadinho
- 1 ovo batido com garfo (usar somente metade)
- 1 col. sopa de maionese
- 1/2 col. sopa mostarda Dijon
- temperar com sal e pimenta a gosto
- 2 col. sopa de dill, coentro ou salsinha fresca (usei coentro)
- 1 col. sopa de farelo de pão
- juntar a cebola refogada e misturar bem.
Faça dois bolinhos maiores (foto) ou 4 pequenos e passe no farelo de pão, cobrindo bem. Coloque os bolinhos num prato coberto com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora, se tiver tempo.
Aqueça 2 col. sopa de azeite numa frigideira e quando estiver bem quente, adicione os bolinhos e cozinhe de 8 a 10 minutos de cada lado para bolinhos menores e de 12 a 15 minutos de cada lado para os maiores.

domingo, 8 de agosto de 2010

Crumble de Blueberry e Morangos

Blueberries tão simples e quase sem graça viram uma coisa inexplicável quando levadas ao forno. Essa farofa doce fica uma delícia com o recheio suculento, cheiroso e saboroso de frutas. Sobremesa simples, fácil de fazer e absolutamente fantástica. Para acompanhar: vinho Tarapacá Late Harvest, maravilhoso.

Fruit Crumble do Jamie Oliver
Para a farofa:
- 110 gr de farinha de trigo
- 60 gr de manteiga
-45 gr de açucar
- 1 pitada de sal

Coloque todos os ingredientes num processador e triture até ficar parecendo uma farofa, com migalhas pequenas e soltas. Coloque as frutas numa travessa refratária, e salpique com um pouco de açúcar, não muito porque a farofa já é bem doce, usei só meia colher de sobremesa para cada potinho acima. Qualquer fruta pode ser utilizada, acima eu usei morangos e blueberries. Espalhe a farofa por cima das frutas e leve ao forno a 200º por meia hora ou até que a superfície esteja dourada.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cara de quem comeu e não gostou

Nem sempre as coisas saem como queremos na cozinha. Às vezes o erro se dá por pura distração, reconheço. Mas muitas vezes as receitas podem ter algum problema também. Já reparou que em alguns livros de receita a gente não encontra no modo de preparo a descrição do uso de algum ingrediente? Isso é super comum. Também fico confusa com o tempo necessário para assar biscoitos, sempre tenho que deixar no forno algum tempinho a mais. Por isso eu não gosto de arriscar, sempre testo a receita antes de cozinhar "para fora". Na foto acima, eu caprichei no arroz de côco, comprei coxas de frango orgânico para agradar o marido, mas deu tudo errado. O arroz não, ele ficou uma delícia, receita daqui. O frango com mel e cardamomo ficou um desastre, o tempero não pegou, o tempo de cozimento estava errado, eu fui ficando de mau humor igual ao pessoal do "Que Marravilha". Dormi com fome.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Segunda Gourmet

Souflê de queijo de cabra com salada de folhas verdes com tomatinho italiano assado e vinho delícia, Viento Norte Cabernet, mais nova descoberta no Verdemar. Para o souflê, usei a receita do Olivier Anquier e substituí o gruyere por queijo de cabra. Os tomatinhos foram cortados ao meio, temperados com um pouco de azeite, um dente de alho em fatias fininhas, sal a gosto, uma pitada de açúcar, e algumas folinhas de tomilho e levados ao forno a 180º durante 30 minutos.