segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sanduíche de Berinjela

Gosto muito de fazer sanduíche com berinjela grelhada e queijo, amo berinjela e um sanduíche assim fica maravilhoso. Geralmente uso muçarela, mas desta vez usei queijo prato. Quando incrementa com um queijo Gruyere, ou mesmo um Gouda, fica divino. Passo um pouco de maionese no pão para ficar um pouco mais molhadinho e dou uma grelhada na berinjela no azeite antes de levar ao forno. Dessa vez resolvi usar cebola caramelizada, quando fala assim tem muita gente que acha que tem que colocar açúcar, mas na verdade é só deixar a cebola (fatiada bem fininha) dourar no azeite em fogo bem baixo, até ela ficar com esse tom bem escuro. Delícia.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Filé com Cogumelos e Batata Gratinada

A idéia era fazer alguma carne porque eu queria muito testar uma receita de batata gratinada do livro de Batatas da William and Sonoma. Escolhemos esse filé com cogumelos do livro do Gordon Ramsay.Comprei uma bandejinha com esse mix de cogumelos já que a receita pedia vários tipos. A princípio parecia muito para duas pessoas, mas eles reduzem bastante. Refoguei no azeite com alho e depois acrescentei uma colher de vinho branco e deixei reduzir. Depois de frio, tem que acrescentar um pouco de creme de leite. Essa mistura é colocada sobre o filé (já selado) e levada ao forno com um pouqinho de parmesão por 5 minutos.
Depois de deixar a cozinha completamente enfumaçada comi um dos melhores pratos de carne da minha vida. O filé ficou ao ponto, do jeito que gostamos e o sabor dos cogumelos é incrível. A batata é suave e delicada, um acompanhamento perfeito para uma carne tão saborosa. Adoramos.

Sobrecoxa Assada

Compreis essas sobrecoxas que já vêm temperadas e assei com batatas,tomatinhos italianos e lâminas de alho por quase 40 minutos em forno a 180º. No final tirei o papel alumínio para a carne dourar um pouco e servi com espinafre refogado com azeite, um poquinho de limão, sal, pimenta e creme de leite.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Resolvi testar

Estava buscando mais receitas com mascarpone e encontrei o tiramissu de chá verde em vários sites. Achei curioso, em alguns lugares o creme era verde, verde tipo shrek, por causa do chá em pó. Resolvi testar, lá em casa tinha mascarpone e um belo estoque de chá verde (ganhei vários da minha irmã quando ela engravidou e nem conseguia sentir o cheiro mais). Peguei essa receita aqui, achei ótimo porque não leva ovo, o creme ficou com uma consistência muito boa por causa do chantilly e o toque de raspas da casca de laranja dá um sabor super fresco. O chá verde não apareceu muito, foi mascarado pela laranja, mesmo eu tendo colocado menos do que pedia na receita. De qualquer forma, ficou uma sobremesa leve e, apesar de parecer exótica, é uma delicia.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Feliz 2010!

Passamos a virada do ano num sítio, na companhia de 2 casais de amigos. A decoração foi improvisada com a vegetação local, garrafas de cerveja vazias, balões e muitas velas. A ceia já foi planejada, repetimos a receita do cordeiro com legumes e ele ficou ainda mais gostoso. Para acompanhar: arroz de amêndoas, ravioli de brie, shitake e castanha do pará e salada marroquina. Uma amiga levou uma mousse de chocolate em camadas (amargo, branco e ao leite) absolutamente deliciosa e, segundo ela, incrivelmente fácil de fazer, ainda vou tentar repetir em casa. Os dias que se passaram foram de excessos, obviamente, mas nada melhor que começar o ano fazendo o que a gente mais gosta.