segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Chorizo de vitelo com molho de cogumelos

 
Nós estávamos doidos para experimentar os cortes de vitelo que  chegaram no Verdemar, então fui buscar uma receita com cogumelos, que também estavam lindos. Eu me inspirei nessa receita aqui, mas usei champignon de paris e portobelo. Só não usei cream cheese, pois não tinha em casa.
O molho é fácil de fazer e fica delicioso. Usei o bife de chorizo, ele ficou super macio e suculento, adoramos! E servi com purê rústico de batata, é só fazer purê comum sem tirar a casca e sem passar pelo espremedor, uso aqueles americanos quadriculados, então ele não fica lisinho. Ah, também capricho na noz moscada, fica divino. 
 
Bife de chorizo com molho cremoso de cogumelos (Receita adaptada do lindo Figos e Funghis)
 
Ingredientes para duas pessoas:
 
-4 medalhões de filé de tamanho médio temperados com azeite, pimenta e sal 
-1 xícara (chá) de cogumelos picados
-1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
-1/2 xícara (chá) de caldo de carne bem quente
-1 cebola pequena picada bem fininha
-1 colher (sopa) de azeite
-1 colher (sopa) de manteiga
-2 colheres (sopa) de conhaque ou whisky 
pimenta moída e sal a gosto

Modo de Preparo: Aqueça o azeite com a manteiga numa panela e refogue a cebola até amolecer. Junte os cogumelos picados e regue com o conhaque ou whisky. Deixe o álcool evaporar e acrescente o creme de leite fresco, o caldo de carne e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Enquanto isso grelhe os medalhões em frigideira ou grelha bem quente até ficarem no ponto desejado. Depois de deixar  o molho cozinhar por 15 minutos acrescente o cream cheese, ajuste o sal, a pimenta e mexa por mais 2 minutos. Sirva o molho sobre os medalhões.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Brinquedo novo

Já faz bastante tempo que eu cismei com a ideia de ter uma french press. Acho linda, interessante, mas não entendia nada do assunto. Comecei a pesquisar, estudar e acabei comprando de presente para o marido esse modelo da Bodum. Quando ela chegou, fiquei bastante animada, assisti a vários vídeos para ver como é o preparo do café e um belo dia botamos em prática. Vixe! O café ficou fraco e frio. Na segunda tentativa, aquecemos o recipiente e as xicaras com água quente e colocamos mais pó. O café continuou fraco. Mas deixou de ser frio! Terceira tentativa, mudamos o pó, aumentamos a dose. Café fraco de novo. Ah, Jesus, se ela não fosse tão charmosa, largava essa paixão de uma vez por todas e voltava para a minha velha e boa moka!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Charme online

Adoro fazer pedidos no Flores Online! É fácil, prático, os arranjos são lindos e chegam impecáveis, difícil de acreditar, mas é verdade. Fico encantada toda vez, é muito capricho! Eu mandei para o marido o arranjo acima e decidi incluir uma caixinha de bombom da Maria Brigadeiro. Nossa, que delícia! Eram 4 sabores: ao leite, noir, brigadeiro branco e pistache. Nós adoramos. Ok, não é baratinho. Mas mimo fora de hora não tem preço! :)

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Bolo de maçã

 Diz a Paula, do lindo "The Cookie Shop", que esse é o melhor bolo de maçã do mundo. Bem, essa foi a minha primeira receita, ainda não posso dizer se é o melhor. Mas sem dúvida é muito, muito bom.

Bolo de Maçã
1 1/3 xícaras de óleo vegetal (uso o de canola)
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
2 xícaras de açúcar
3 ovos
3 a 4 maçãs (a receita pede das Granny Smith, mas eu já usei gala e fuji), descascadas, sem sementes e cortadas em cubinhos.
1 xícara de nozes ou pecãs (opcional)
1 colher de chá de essência de baunilha (nunca uso)

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma grande de buraco no meio, ou uma redonda de 25cm. Peneira numa tigela grande a farinha, canela, bicarbonato e sal. Misture bem e reserve. Na tigela da batedeira, coloque o óleo, os ovos e o açúcar. Bata em velocidade alta até ficar amarelo claro. Com a batedeira em velocidade média, vá acrescentando a mistura de farinha gradualmente, e abata somente até ficar homogêneo. Junte as maçãs picadas e as nozes, e misture com uma colher grande ou espátula. Junte a baunilha e mexa bem. Transfira a massa para a forma preparada e asse até que um palito saia seco quando espetado no centro do bolo (de 50 minutos a 1 hora). Retire do forno e deixe amornar. Desenforme e vire o bolo de cabeça para cima. Deixe esfriar completamente para servir.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bolo de fubá

Quando fui pesquisar receitas de bolo de fubá, caí mais uma vez numa dica a Patrícia do Technicolor Kitchen. . Ela pegou a receita de outro blog, que fala que este é "O bolo de fubá". Fiquei apreensiva, nunca tinha feito bolo de fubá , um clássico. Mas essa receita é fácil, o bolo fica fofinho e é maravilhoso!
 
Bolo de fubá
4 ovos médios
1 1/2 xícara de açúcar
3/4 xícara de óleo
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1 xicara de leite fervendo
1 colher de sopa de fermento em pó cheia
 
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte e enfarinhe uma forma. Peneire a farinha, o fubá e o fermento.
Coloque o leite para esquentar. Numa tigela grande, coloque os ovos e bata com batedeira rapidamente. Junte o açúcar e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado. Vá adicionando o óleo aos poucos, sempre batendo. Desligue a batedeira e peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre a gemada. Misture delicadamente. Coloque o leite quente e termine de misturar. Vai ficar uma massa bem líquida. Despeje na forma e dê tapinhas no fundo da forma para tirar bolhas de ar na massa. Leve ao forno e espere a superfície corar (cerca de 20 minutos). Abaixe a temperatura do forno para 160oC e deixe por mais 20 ou 30 minutos. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere 5 minutos antes de desenformar.

domingo, 15 de setembro de 2013

Pão de queijo caseiro

Minha amiga Joana viu que eu tinha ganhado ovos caipiras e na mesma hora sugeriu que eu fizesse pão de queijo com eles. Disse que ficariam maravilhosos! Mas eu nunca tinha feito pão de queijo, e como ela é cozinheira de mão cheia, já fui pedindo uma receita. Ela me mandou a receita abaixo, estou postando do jeito que ela escreveu, adoro receitas com história e cheias de anotações! Fiz no mesmo dia, achei super simples. E realmente ficou delicioso!

 
Pão de queijo da Lúcia ( gosto de dar autoria das receitas. É uma forma de homenagear o autor!)
A receita é meio no olhômetro.

1kg de polvilho azedo (o doce não é fermentado então a massa biscoita e não cresce direito)
1 copo (requeijão) de óleo
1 copo de leite
1 copo de água
9 ovos ( de roça, então varia)
4 copos de queijo minas ralado ou 1/4 do queijo. Eu adiciono mais 1/4 de qj tipo reino, para dar aquelas bolhas laranja depois de assado
Sal a gosto

Ferva a mistura de óleo, água e leite. Coloque o polvilho em uma bacia e então o escalde com a mistura de líquidos ( bem quente!!). Misture com uma colher de pau pra escaldar ao máximo. Deixe esfriar. Qdo estiver mais morno, adicione os ovos. Se vc achar q 7 ta bom, espere pra adicionar pq nao da pra corrigir. Sove um tanto. Adicione o queijo e ai sim!!! Pense na sogra, na vizinha chata, no cliente pelinha e desça a mão na massa!!! Sove bem!!! Corrija o sal ( tem q por um pouco!! Parece q vai salgar mas não vai!!!)
Unte as mãos com óleo e faça as bolinhas!! Da +ou- 60 pães de qj. Coloque em uma assadeira cubra e congele. Depois é só fazer um saco com as bolinhas!!!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Gentileza dos vizinhos

Nossos vizinhos são espetaculares. Eles brincam que nos adotaram. Mal sabem eles que nós também resolvemos adotá-los. Um dia comentei com o marido: eles estão parecendo pai e mãe. No minuto seguinte mudei de ideia. Eles são melhores que pais. São simplesmente incríveis. Nunca vi tanta bondade, tanta generosidade. E o que mais me impressiona, eles nos deixam totalmente à vontade. Sei que não vamos conseguir retribuir, isso é para poucos. Mas espero conseguir mostrar o quanto somos gratos e como nos sentimos abençoados. Carinho puro. É só atravessar a rua.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Café da Degryse

 
 
 
 

Eu nem sabia que a Degryse tinha seu próprio café! Esse veio numa cesta linda, cheia de delícias e ótima ideia para presente. Adorei a novidade e amei o café!

Que seja doce...sempre.

Eu quis usar da tradição judaica para comemorar um mês do meu filho. Acho lindo o significado que os judeus dão para os alimentos, tudo tem uma simbologia. Lembro de comer bolo de mel  na casa de uma prima do meu pai, há quase 20 anos atrás, era cortado assim em quadradinhos e ela falou que era para trazer sorte. No ano  novo judaico, os doces simbolizam o desejo de um ano bom, de um ano doce. Eu fiz um bolo de mel há muitos anos, a receita era de um livro da minha mãe, mas eu não sei onde foi parar. Então fui procurar na internet e encontrei essa aqui. Minha intenção, claro, foi desejar doçura e sorte para meu filho. Mas eu também quis lembrar do meu pai, ele seria um avô espetacular. Muitas vezes vejo o sorriso dele nas expressões do meu pequeno. Mas esse é um segredo nosso. Para todo o resto, ele é a cara do pai.
 
Bolo de Mel
2 ovos
1/4 de xícara de óleo
1/2 xícara de açúcar
3/4 de xícara de mel
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de chá preto morno, bem forte
1/2 colher de sopa de bicarbonato
casca ralada de 1 limão
1/2 xícara de passas
nozes picadas a gosto (opcional)
 
 Bata as claras em neve, reserve. Numa batedeira, bata as gemas, o óleo, o açúcar e o mel até formar um creme. Se necessário, acrescente um pouco de água. Desligue a batedeira, acrescente a farinha de trigo, o chá e misture com um batedor manual. Bata novamente na batedeira, desligue e adicione o bicarbonato. Misture novamente com o batedor. Aos poucos, acrescente as claras batidas em neve, bem levemente, alternando com as raspas de limão. Lave as uvas passas e enfarinhe-as. Coloque a massa numa assadeira regular grande, untada e enfarinhada, e espalhe a uva passa por cima e as nozes. Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até que se espete um palito na massa e ele saia seco. Cuidado para não deixar queimar, se isso acontecer o bolo ficará amargo.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Adorei!

Ótimo custo benefício, simplesmente adorei esse vinho. Compramos lá no Taste Vin.