quinta-feira, 20 de junho de 2013

Café no Mercado Central

Eu amo mercados. Sempre que estou numa cidade diferente, gosto de visitar o mercado, seja ele grande ou pequeno, mais sofisticado ou mais simples. Adoro ver os produtos, sentir os cheiros, ver as pessoas, tomar um café. Eu já fui de frequentar mais o Mercado Central de Belo Horizonte, ia com frequência comprar cestas, flores, aproveitava para comer uma empada, era uma delícia. Mas as coisas vão complicando, trânsito ruim, estacionamento caro, e de repente deixou de valer a pena. Hoje em dia vou por uma coisa muito específica que seria mais difícil encontrar em outro lugar. Mas o costume de fazer um "lanchinho" não se perdeu. Conhecemos o Café Dois Irmãos há pouco tempo, meio que por acidente. Nossa intenção era provar um pão de queijo que é sempre indicado na votação da Veja BH, mas quando chegamos no tal Café, não tinha! Ah, eu fico louca com essas coisas! Não pode faltar pão de queijo não, gente! Saí batendo as tamancas e fui parar no Dois Irmãos. Amei!
O ambiente é aquela confusão de gente no balcão e café sendo moído na hora o tempo todo, sem ordem, sem fila, mas funcionando num dinamismo impressionante. Provamos o espresso e o cafezinho, ambos deliciosos. O biscoito de queijo e a broa também são maravilhosos e é possível comprar congelados para assar em casa.
O atendimento é simpático e eficiente, não dá vontade de ir embora até provar um pouco de tudo, juro! O único problema (para mim, claro!) é encontrar o Café. Seu completamente desorientada e fico andando por muito tempo até achar o que eu quero! Mas vale a pena, prometo.
Dica: o Café Dois Irmãos fica no corredor à esquerda da Casa Lotérica (olhando de frente para ela).
 
Café Dois Irmãos
Mercado Central
Avenida Augusto de Lima, 744, loja 30                                                       
Centro - Belo Horizonte

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dia dos Namorados II

Quando vi o trabalho das meninas da Com Açúcar e com Afeto daqui de Belo Horizonte, fiquei encantada. Navegando pelo site delas, vi essa caixa de doces que elas prepararam para o dia das mães e achei uma ótima idéia para dar de presente de dia dos namorados. Confesso que além dessa renda linda do alfajor, o que me chamou a atenção foi o mini suspiro, o marido ama!  
Como eu não ia fazer sobremesa para o jantar dos namorados, entrei em contato com elas e personalizei com o que eu queria: alfajor, pão de mel, brigadeiro branco com coco queimado, brigadeiro preto e mini suspiros. Adoramos tudo, foi um sucesso! Super indico.
 
Com açúcar e com afeto
Brigaderia e doces finos
Atendimento com hora marcada através do formulário no site
 

Dia dos namorados

 
Fiquei quebrando a cabeça para decidir o que cozinhar no dia dos namorados. Queria uma coisa leve, que não fosse trabalhosa demais. Por fim, resolvi servir um suflê de queijo canastra de entrada. Peguei a receita do Olivier Anquier e substituí o gruyere por queijo canastra. Ah, preciso dizer que dividi a receita por 4, queria fazer bem pouco mesmo, usei apenas um ovo. Por isso dá a impressão que o suflê não cresceu, mas é porque tinha bem pouquinho no ramequin mesmo. Mas acabei me arrependendo porque ficou divino! O ideal seria ter feito metade da receita para duas pessoas. Depois servi uma massa de gorgonzola com pêra seca da Bonomi. As massas de lá são maravilhosas, mas essa eu achei forte, então nem vou indicar.
 
Soufflé au fromage (Suflê de queijo)
 
Ingredientes:
150 g de queijo gruyère ralado fino
60 g de manteiga
40 g de farinha
400 ml de leite
4 ovos
Noz-moscada
Sal e pimenta a gosto
Páprica picante
Derreta 40 g de manteiga em uma caçarola, junte a farinha e misture. Cozinhe por 2 minutos ou até formar uma massa clara. Adicione o leite quente pouco a pouco, mexendo sem parar. Deixe cozinhar por mais 6 ou 7 minutos. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e incorpore o queijo ralado ao bechamel, mexendo rapidamente. Depois, retire do fogo. Unte uma fôrma para suflê com 22 cm de diâmetro e pré-aqueça o forno a 200º C. Separe as gemas das claras e bata as claras em neve, com uma pitada de sal. Depois de frio o bechamel, incorpore as gemas e em seguida as claras em neve, misturando suavemente de cima para baixo. Coloque a massa na fôrma e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até estar bem crescida e dourada. Sirva imediatamente.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Sopa de abobrinha com coco e curry


Eu nunca imaginei que poderia fazer um sopa de abobrinha com coco, nunca. Mas eu confio na Pat Feldman, adoro navegar no site dela para aprender um pouco sobre alimentação saudável. As abobrinhas andam lindas e eu queria variar um pouco da também deliciosa sopa da Carolina Ferraz. Resolvi arriscar e amei! Fiquei pensando em servir em tacinhas como entrada para um jantar, vai ficar em charme.

Sopa de abobrinha com coco e curry (receita tirada do site Crianças na Cozinha, da Pat Feldman)

Ingredientes para 4 pessoas:

3 abobrinhas picadas
1 cebola média
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem (eu não tinha em casa, não usei)
1 xícara cheia de coco fresco ralado (cerca de 100g)
2 xícaras de caldo de frango caipira
1 colher de chá de curry em pó
sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:

Refogue a cebola na manteiga e óleo de coco até que ela comece a dourar. Junte a abobrinha e siga mexendo até ela começar a amolecer – cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Junte o coco ralado e o caldo de frango, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos na panela tampada, até que a abobrinha esteja bem mole. Acerte o tempero com sal, pimenta e uma colher de chá de curry em pó. Deixe esfriar um pouco, bata no liquidificador até obter uma mistura homogênea e volte para a panela para aquecer mais um pouco. Confira o tempero.