sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sopa Incrível II

Eu já tinha dado a receita aqui, mas não custa repetir. Ouso dizer que é melhor que as sopas que tomei em Paris ou em qualquer outro lugar. É incrível, imperdível. E dessa vez, me rendi à baguete com gruyere.

Sopa Francesa de Cebola (para duas pessoas), Receita do Joy of Cooking

- 2 cebolas grandes (melhor colocar 3 médias, vai dar gostinho de quero mais!)
- 1 col. sopa manteiga
-1 col. sopa azeite
- 1 col. de chá de tomilho fresco (se usar o seco, tem que colocar só uma pitadinha)
- 1 col. sopa de conhaque
- 1/2 litro de caldo de carne

Descasque e corte as cebolas ao meio, depois fatie bem fininho. Refogue a cebola com o tomilho na manteiga e no azeite por 15 minutos em fogo médio até começar a dourar, mexendo sempre. Abaixe o fogo e deixe refogar por mais 40 minutos com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Descubra a panela, coloque a colher de sopa de conhaque e deixe evaporar. Acrescente o caldo de carne e cozinhe por mais 15 minutos. Ajuste o sal se for preciso. Transfira para um ramequin e leve ao forno com uma fatia de baguete francesa com queijo gruyere até que ele derreta.

Dica: na última vez que fiz essa receita, tomei a iniciativa de colocar uma colher de sopa de farinha de trigo para dourar com a cebola, pouco antes de acrescentar o conhaque, que no caso pode ser whisky. Deu um toque aveludado, acho que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário