terça-feira, 29 de junho de 2010

Sopa Creme de Ervilhas

Olha que cor incrível dessa sopa, me dá agua na boca. A receita é de um purê de ervilhas de um livro de culinária para bebês, mas eu adaptei para agradar ao paladar dos adultos. Usei um pacote de ervilhas congeladas cozidas em 500ml de caldo de carne, passei pelo liquidificador, e servi com pedacinhos de queijo de cabra para dar uma incrementada, né? Leve, linda e verde, amo.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sopa Francesa de Cebola

Amo, amo, amo, não me canso de fazer. As cebolas refogam por mais de 40 minutos, o que vai dando essa cor caramelada e um sabor incrível. Garanto que vale cada minuto na cozinha. Na receita original, quando a sopa está pronta, ela é transferida para ramequins individuais e levada ao forno com uma fatia grossa de baguete com queijo gruyere para gratinar. Mas eu não gosto da textura molenga do pão, então sirvo com torradinhas fininhas com o queijo derretido.


Sopa Francesa de Cebola (para duas pessoas)

- 2 Cebolas Grandes
- 1 col. sopa manteiga
-1 col. sopa azeite
- 1 pitada de tomilho (fresco, se usar o seco, tem que colocar um pouco menos)
- 1 col. sopa de conhaque
- 1/2 litro de caldo de carne

Descasque e corte as cebolas ao meio, depois fatie bem fininho. Refogue a cebola com o tomilho na manteiga e no azeite por 10 minutos em fogo médio até começar a dourar, mexendo sempre. Abaixe o fogo e deixe refogar por mais 40 minutos com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Descubra a panela, coloque a colher de sopa de conhaque e deixe evaporar. Acrescente o caldo de carne e cozinhe por mais 15 minutos. Ajuste o sal se for preciso.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Para gostar de beterraba



O marido detesta beterraba, fala que é doce e tem gosto de terra. O que é mesmo e eu adoro. Queria fazer essa salada há muito tempo, pois sabia que a presença do queijo de cabra poderia seduzí-lo. Foi tiro e queda.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sopa de legumes


Essa foi feita com o que tinha na geladeira: batata, cará, cenoura, cebola, abobrinha, couve flor e tomate (usei tomate pelado). Refoguei alho e cebola picadinhos no azeite, depois acrescentei os legumes mais firmes (batata, cenoura e cará) em cubinhos e deixei refogar por uns 10 minutos. Acrescentei caldo de carne, o tomate pelado, e deixei ferver por mais 15 minutos, no final, coloquei a abobrinha e a couve flor em cubinhos e deixei cozinhar até ficarem macias. Servi com torradinhas com queijo.

Dos favoritos

Descascar cenoura raspando com a faca e deixando o legume todo áspero e feio é coisa do passado,né? Quem já é íntimo da cozinha sempre tem um na gaveta, mas para quem não costuma cozinhar, essa é uma ótima dica, que facilita muito na hora do preparo. Eu tenho os dois modelos, mas não sei se, por ser canhota, gosto de usar os dois para situações diferentes: o primeiro modelo, de cabo, acho mais fácil para descascar legumes compridos, como cenouras, batata baroa, etc. E o palm peeler, esse que encaixa no dedo, acho melhor para descascar legumes menores e mais redondos, como batatas, cará e beterraba.


Aqui em Belo Horizonte, já vi os dois modelos na Tool Box e na Tok Stok.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Simples, Fresco, Feito em Casa

Adoro macarrão com molho de tomate pelado bem feito, fresco, com um bom parmesão ralado. De vez em quando, gosto de colocar alguns ingredientes para dar um toque diferente, nesse caso acrescentei berinjela em cubinhos refogada no azeite com alho. Refeição simples, fica pronta em minutos e é de dar água na boca.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Sobre Couscous

Amo couscous e confesso que levei um certo tempo para aprender a fazer direito sem ficar empapado ou seco. Eu simplesmente não confiava nas receitas, teimosia pura, eu sei, mas às vezes sou assim, o marido sabe disso. E tenho plena consciência de que pode causar certo aborrecimento, mas quando ele desafia e aposta comigo, ele sempre ganha, então tem um lado positivo pra ele também. O que aprendi em relação ao couscous é que tenho que hidratá-lo com exatamente (!) a medida de caldo que pede na receita . Uma colherzinha de sopa a mais ou a menos e o estrago está feito. Perfeito para acompanhar pratos com muito molho, como cozidos, mas também fica uma delicia em saladas. Essa receita, é do livro "The Best of California".
Couscous com molho de legumes e frutas:
Para o moho
- 2 col. sopa de azeite
- 1 cebola média picada
-2 dentes de alho picadinhos
- 1/2 col. chá de canela
- sal a gosto
- 1/2 col. chá de cominho em pó
- 1 xic. de vinho branco seco
- 1/2 xic. de damascos secos picados
-1 cenoura pequena em cubinhos
- 1 abobrinha peqequena em cubinhos
- 2 xic. de grão de bico (já cozidos)
- 1 xic. de coentro fresco picado
Para o couscous:
- 1 +1/2 xic. de couscous
- 2 + 1/2 xic. de água
- 1 col. chá de sal
Modo de preparo:
Refogue a cebola no azeite por 5 minutos, adicione o alho e refogue por mais 1 minuto. Adicione a canela, 1 col. chá de sal e o cominho e cozinhe mexendo sempre por 2 minutos. Coloque o vinho, o damasco, a cenoura, a abobrinha, o grão de bico e o coentro e aumente o fogo até começar a ferver. Depois reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos até os legumes ficarem macios e a maioria do líquido absorvida. Tempere com sal a gosto e retire do fogo. Enquanto isso, prepare o couscous: ferva a água com sal e acrescente o couscous misturando bem. Remova a panela do fogo, tampe e deixe descansar por 15 minutos. Para servir, solte o couscous com garfo, e sirva numa prato com o molho por cima.