quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Delícias do Taste Vin

 
Eu não consigo ir ao Taste Vin e pensar em pedir outra coisa sem ser souflê. Fui de gruyére, mas não tirei a cabeça do de espinafre com maçã e passas.



Dessa vez provei o prato da Boa Lembrança, que, alias, virou uma bela lembrança mesmo, o Amor em Pedaços. É maravilhoso, imperdível.
E café com trufas para terminar, delícia poder tomar um descafeinado e ter a certeza que vou dormir a  noite inteira!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Queijo + mel

Adoramos servir queijo com mel. Mas queijo com favo de mel eleva essa simples entrada a um nível bem mais interessante, tanto na estética quando no sabor. Não sei onde podemos comprar, na verdade ainda não procurei. Esse veio pra mim lá da Nova Zelândia, presente da minha querida irmã americana. Servimos com brie e queijo gouda de ovelha, lá do Verdemar.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Surpresa de Portugal

Não estamos acostumados a tomar vinhos de Portugal. Não sabemos escolher, não dei sorte até hoje. Mas o Rubens lá do Taste Vin sempre tem uma sugestão maravilhosa. Esse tinto é delicioso, foi uma bela surpresa. Importação da Premium, mas dá pra comprar lá no restaurante também.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pão duro

Eu e a minha irmã começamos a fazer bolo quando éramos muito pequenas. Eram aquelas receitas de caixinha, a gente tinha que misturar ovo e leite e bater na batedeira. Eu adorava, achava aquilo tudo mágico. Não me esqueço do cheiro de baunilha da massa. Lá em casa não tinha pão duro, então a gente sempre podia raspar aquele restinho que ficava na tigela, era uma delícia! No dia em que conheci o pão duro fiquei completamente frustrada! Poxa, que maldade, pra que tirar toda a graça do processo? Fiquei anos sem comprar espátula pra mim e admito que hoje em dia até uso, só pra facilitar, porque acabo deixando um pouquinho pra comer. Agora não tem ninguém pra me falar que não pode, que dá dor de barriga. Tem receitas que a massa é tão boa quanto o bolo pronto. Ou, no caso da foto, cookies com gotas de chocolate. Tem coisa melhor? Sinto muito, mas eu não passo sem.

sábado, 19 de outubro de 2013

Delícia de Rose Italiano. Lá da Mistral:
 
"Um dos rosados preferidos de Jancis Robinson, o delicioso Rosato do Castello di Ama é fresco, seco e muito saboroso, acompanhando uma grande variedade de pratos. Uma excelente pedida para substituir um vinho tinto em dias mais quentes".

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Atenção chocólatras de plantão! Esses chocolates Isis são incríveis! Provamos o branco com baunilha, o amargo com 60% de cacau do Congo e o chocolate ao leite. Tem lá no Verdemar.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Brownie: rápido, fácil e delicioso



Testei mais uma receita de brownie! Já fiz várias, todas gostosas, mas ainda não tinha encontrado a que me agradasse mais. Hora eu achava o brownie muito intenso, hora achava difícil de partir, pois desmanchava todo. Ou então a receita era complicada, com muitas etapas e sujando uma porção de vasilhas. Essa receita do Joy of Baking indicada pela minha amiga Joana é muito, muito boa. Incrivelmente fácil, prática e rápida, só suja uma tigela, nada de batedeira ou banho maria. É mole ou quer mais?

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Há muito tempo eu não tomava um espanhol tão bom. Lá do Verdemar.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Bolo de limão

Lindo, cheiroso, fofinho e delicioso. Receita lá do Panelinha. Para provar já!
 
Bolo de limão
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200 g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
raspas de 2 limões
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte uma fôrma redonda com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para a fôrma. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos. Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher. Se quiser, decore com fatias bem finas de limão e sirva a seguir.
 
 Para o glacê                                        
 1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado
 2/3 xícara (chá) de açúcar
 Enquanto o bolo esfria, numa tigelinha misture bem o suco de limão e o açúcar. Reserve.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Passou o 1º mês

Dizem que o primeiro mês é o mais difícil. Engraçado, eu não achei esse bicho de sete cabeças. Estamos nos conhecendo, claro, mas você é muito calmo e nós vamos tentando manter a calma. No geral, acho que nos saímos bem, muito bem. É delicioso acompanhar seu desenvolvimento. Vi seus cílios crescerem dia após dia. Vi sua sobrancelha escurecer e seus cabelos caírem. Vi seu primeiro sorriso. Me encantei quando você começou a fazer contato visual. E me derreto quando você fica mexendo a mãozinha na minha cintura enquanto mama. Na maioria das vezes, você dá um banho na gente, mas agora já sabemos interpretar os seus sinais. Ou pelo menos achamos que sabemos. Entramos no segundo mês com o pé direito, começando uma nova história. Comemorei com um bolo no início. E para fechar, eu só poderia fazer um bolo muito alegre. Obrigada por tanta felicidade. Parabéns, meu filho, você é maravilhoso. 
Bolo de amêndoas com recheio de geleia de framboesa e curd de limão siciliano. Receita deliciosa daqui. Não gostei de usar o papel manteiga, ele grudou no bolo. Da próxima vez vou enfarinhar a forma. Preferi fazer o curd daqui, é super simples e ficou maravilhoso.

Bolo: 1/3 xícara (33g) de farinha de amêndoa
210g de farinha para bolos (ou 180g de farinha de trigo comum + 30g de amido de milho)
1 xícara + 3 colheres (sopa) - 236g - de açúcar cristal
3 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
210ml de creme de leite fresco
150g de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
1 ovo
3 gemas
½ colher (chá) de extrato de amêndoa
½ colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara cheia de geleia de framboesa (se possível, sem sementes – usei com sementes mesmo)

Curd de limão siciliano:
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
½ colher (sopa) de amido de milho
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
2 gemas
1 colher (sopa) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
raspas da casca de 1 limão siciliano
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Glacê de Amaretto:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro
1-2 colheres (sopa) de Amaretto
2 colheres (sopa) de amêndoas em lascas, levemente tostadas e frias

Comece preparando os bolos: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga duas formas redondas de 20cm de diâmetro, forre o fundo de cada uma delas com um círculo de papel manteiga e unte o papel também. Na tigela grande da batedeira, misture a farinha de amêndoa, a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o sal. Bata em velocidade baixa para incorporar os ingredientes. Junte o creme de leite e a manteiga e, ainda em velocidade baixa, bata para incorporar. Aumente para a velocidade média e bata até obter uma mistura clara e fofa, cerca de 2 minutos. Em uma tigelinha, misture com um garfo o ovo, as gemas e os extratos. Junte à mistura da batedeira em 2 ou 3 adições, raspando as laterais da tigela algumas vezes e batendo somente até que os ovos sejam incorporados. Divida a massa entre as duas formas preparadas e asse por 25-30 minutos ou até que os bolos cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente nas formas sobre uma gradinha.

Enquanto os bolos assam e esfriam, faça a curd de limão: coloque o açúcar e o amido em uma panela pequena – não use panela de alumínio, cobre ou ferro – e misture com um batedor de arame. Junte o suco de limão e as gemas e misture até homogeneizar. Leve ao fogo médio-baixo, mexendo com o batedor o tempo todo, até começar a ferver. Deixe ferver por 1 minuto, ainda mexendo. Retire do fogo e passe a mistura por uma peneira. Incorpore a manteiga, as raspas de casca de limão, a baunilha e o sal, misturando bem. Cubra com filme plástico pressionando-o diretamente sobre a superfície do creme, para evitar a formação de uma película. Deixe esfriar um pouco e então leve à geladeira até esfriar bem e firmar, cerca de 2 horas. Antes de usar, misture bem.

Montagem do bolo: vire um dos bolos em um prato de servir e remova o papel com cuidado. Espalhe a geleia sobre o bolo. Espalhe a curd de limão sobre a geleia, indo até a beirada do bolo. Cubra com o outro bolo e remova o papel.

Prepare o glacê de Amaretto peneirando o açúcar de confeiteiro em uma tigela pequena. Aos poucos, junte o Amaretto, misturando, até obter um glacê espesso – se necessário, adicione água quente. Espalhe sobre o bolo deixando escorrer pelas laterais. Salpique com as amêndoas tostadas e espere a cobertura secar.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Abolido

Pra não esquecer que eu não gostei. Lá do Verdemar.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Gentileza dos vizinhos II

Sabe aqueles meus vizinhos incríveis?? Me mandaram esses docinhos:

 
Ainda tinha brigadeiro e olho de sogra, meu preferido! Tudo delicioso, novinho, o chapéu de Napoleão derretia na boca. Daqui ó.