Essa torta é fácil, deliciosa e eu faço super pouco. Uma vergonha. Eu vi a receita num programa da Ana Maria Braga há muitos anos, eu era adolescente. Fiz pela primeira vez para um jantar que meu pai estava organizando lá em casa e foi o maior sucesso, fiquei super orgulhosa, me senti bem importante. O cheiro que fica na casa quando ela está assando é uma coisa incrível. Já testei com banana, substituindo o limão por um pouco de leite e finalizei com pedaços generosos de chocolate amargo por cima da farofa. Ficou uma coisa! De uma forma ou de outra, vale a pena experimentar. É claro que com a calda fica uma delícia, mas se bater a preguiça, vai sem calda mesmo que não faz feio não!
Torta de maçã crocante:- 5 maçãs descascadas e fatiadas
- suco de 1 limão
- canela em pó a gosto
- 5 colheres de sopa de açúcar
Para a farofa:
- 1 xic. de chá de farinha de trigo
- 120g de manteiga sem sal
- 1/2 xic. de chá de açúcar
- 1/2 xic. de chá de nozes picadas
- 1 colher de chá de canela em pó
Para a calda de caramelo:
-1 xic. de chá de açúcar
- 5 colheres de sopa de água
- 2 xic. de chá de creme de leite fresco
Numa forma, coloque as maças fatiadas, jogue o suco de limão por cima, polvilhe a canela e o açúcar. Faça outra camada de maçã e repita a operação. A parte, faça a farofa misturando a farinha de trigo, a manteiga, o açúcar, as nozes e a canela em pó. Misture muito bem com as mãos. Jogue a farofa sobre as maçãs e leve ao forno médio para assar durante 45 minutos ou até dourar.
Calda de caramelo:
Numa panela alta, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo. Deixe engrossar até ficar na cor caramelo. A parte, esquente o creme de leite e misture com a calda. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe engrossar durante mais ou menos 5 minutos. Sirva a torta com uma bola de sorvete de creme e a calda de caramelo quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário