sábado, 28 de abril de 2012

Simples Assim



Eu compartilho a opinião de algumas pessoas de que você pode avaliar se um restaurante é bom pelos pratos mais simples que ele prepara. No couvert já da para saber o cuidado, carinho e atenção que te esperam. Da mesma forma, se uma massa com molho de tomate vem sem graça, dá para desconfiar que o resto também não vai ser interessante. Pratos simples exigem carinho, porque não têm muito truque ou técnica. Boa vontade é o ingrediente principal. Preparar um spaguetti com molho de tomate é muito fácil e se feito com cuidado fica muito gostoso.

Estou adorando essa massa italiana que comprei no Verdemar. Por enquanto só usei o spaghettini, que é mais fininho, uma delícia!

Molho de tomate para duas pessoas:

- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 dentes de alho espremidos
- 2 latas de tomate pelado
- sal
- pimenta do reino moída na hora
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 1 pitada de manjericão seco (usei porque tinha em casa, não costumo colocar)

Aqueça a manteiga e o azeite e refogue o alho por 2 minutos. Acrescente o tomate, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe ferver em fogo baixo por uns 20 minutos, ou de acordo com a forma como usará o molho, deixando ele mais seco ou mais molhado. Nesse caso, eu queria ele mais sequinho então deixei no fogo por uns 30 minutos, mas é bom ficar de olho para não errar! Mexa de vez em quando para desmanchar os pedaços de tomate. Acrescente o açúcar para cortar a acidez e ajuste os temperos se necessário. É só colocar o molho sobre a massa cozida e ralar um belo parmesão por cima. Para calcular a quantidade de macarrão, uma amiga me deu a dica: geralmente são 80 gramas por pessoa. Ou então é só usar o medidor de espaghetti, adoro!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Amo!


Minha paixão por essas garrafas é antiga e finalmente arrematei a minha, vermelha, linda! Mas dá vontade de ter uma de cada! Toda vez que eu vejo, fico doida para levar mais uma. Tem lá na Spicy.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Adoro a idéia de uma carne grelhada com massa. É delicioso, rápido e fácil de fazer. Dessa vez, usamos carré de vitelo e um fettuccine italiano de sálvia passado na manteiga, foi mais rápido que esse aqui. Deixamos o carré descongelar e cortamos as costeletas para grelhar individualmente. Temperei apenas com sal, pimenta do reino moída na hora e tomilho fresco e grelhei em frigideira bem quente por 2 a 3 minutos de cada lado com um fio de azeite. A massa cozinha em 2 minutos, então é só colocar na água fervendo assim que começar a grelhar o outro lado da carne. Ela é gostosa, mas o sabor da sálvia não aparece muito não. Achei lá no Tutto Itália. É só cozinhar, escorrer, voltar para a panela, acrescentar um pouco de manteiga (a gosto), um pouco de sal, parmesão ralado e servir.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Nós não costumamos comprar vinho Francês. Geralmente não me dou bem, fico decepcionada. Também não entendemos, não conhecemos e achamos difícil escolher. Depois de voltar de viagem, resolvemos arriscar. Começamos bem. Lá do Verdemar.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Novidade na Savassi

Fiquei super animada quando soube da inauguração da "Meu Brigadeiro". Eu sei que já existem pessoas fazendo brigadeiros gourmet aqui em BH, até cheguei a encomendar aquela proposta da marmitinha com tecido (tudo um charme), mas o brigadeiro em si deixou a desejar. Lá no 'Meu Brigadeiro" é o oposto. O doce é divino! Eles são boleados na hora, depois que o cliente escolhe o sabor que deseja. A proposta é interessante, é tudo informatizado, você pede e paga no caixa, o pedido sai lá na cozinha e daí a pouco vem o brigadeiro numa bandejinha charmosa. Mas acho que eles precisam acertar um pouco o atendimento. Por causa desse sistema, o seu pedido só é liberado quando o pedido de quem está na sua frente é fechado. No dia em que fui lá, elas até se esforçaram para atender todo mundo e agilizar o processo. Mas no dia a dia, na hora de movimento, a coisa tem que fluir com mais facilidade. De qualquer forma, o ambiente ficou lindo e elas ainda vão colocar café e espumante, ótima idéia para um encontro de amigas.

Meu Brigadeiro
Rua Fernandes Tourinho, 564
Loja 01 - Savassi
(31)2555-8806

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O que já era bom, ficou melhor ainda. Da Decanter/Adega do Mercado 

Sobre sanduíches

Adoro fazer sanduíches para o lanche. Com um pouco de criatividade e boa vontade é possível montar combinações maravilhosas, mesmo usando o pão de forma de todo dia, como foi o caso da foto. Quando eu tenho tempo, me preparo e capricho, procuro comprar um pão interessante, faço algum legume grelhado, retiro a pele dos pimentões. Acho importante ter sempre uma boa mostarda em casa, ou então alguma mostarda gourmet, que faz toda a diferença, mesmo no tradicional misto quente. Também procuro comprar algum frio como pastrami ou presunto parma, eles sempre me salvam! Adoro colocar abacate e o broto de alfafa dá um toque bem interessante. O da foto foi de pastrami+rúcula+gorgonzola+mostarda.

Abaixo, uma lista com opções interessantes:
- Beringela grelhada+queijo prato+cebola caramelada
- Pimentão Vermelho e Amarelo (sem pele)+queijo de cabra/queijo canastra
- Queijo Brie+Mortadela+Rúcula
- O tradicional BLT: bacon+alface+tomate
- BLTA: upgrade do BLT, acrescentando abacate
- Presunto parma+muçarela+tapenade
- Pastrami+rúcula+abacate
- Pastrami+geléia de figo+queijo canastra+rúcula
- Presunto defumado+muçarela+broto de alfafa
- Pasta de grão de bico/Cream Cheese+pepino+tomate+cebola roxa

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Voluptuoso!



Essa foi a melhor definição para esse brownie! Super fácil de fazer, nem precisa de batedeira. Daqueles que ficam socadinhos, ricos, cheios de nozes, do jeitinho que a gente gosta! Abaixo, está a receita  retirada do lindo blog Technicolor Kitchen. Vale a pena experimentar!

Brownies clássicos do Baking: From My Home to Yours
- xícara medidora de 240ml

5 colheres (sopa) - 70g - de manteiga sem sal, em pedaços
112g de chocolate meio amargo picado
56g de chocolate amargo picado
¾ xícara (150g) de açúcar
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de pó para café expresso – é opcional e troquei por café solúvel forte
¼ - ½ colher (chá) de sal - de acordo com o seu gosto, usei ¼
1/3 xícara (47g) de farinha de trigo
1 xícara (115g) de nozes picadas

Pré-aqueça o forno a 160ºC – a receita diz para assar os brownies na grade central do forno, mas assei na superior pois meu forno é pequeno.
Forre uma forma quadrada de 20cm* com papel alumínio, unte com manteiga e coloque-a dentro de outra assadeira.
Coloque a manteiga e os chocolates numa tigela e leve ao banho-maria até derreter – não deixe muito tempo no fogo ou a água da manteiga vai começar a se separar dela.
Retire do fogo. Usando um fuê, adicione o açúcar e mexa bem. A mistura vai ficar granulada, mas não se preocupe com isso. Junte os ovos, um de cada vez. Acrescente a baunilha e dê uma boa misturada antes de adicionar o café (caso opte por usar) o sal e a farinha. Misture-os à massa até incorporar. Adicione as nozes e mexa usando uma espátula de silicone ou plástico. Derrame a massa na assadeira e alise a superfície com a espátula.
Asse por 30 a 33 minutos ou até que o topo esteja menos brilhante - espete uma faca bem fininha no centro do brownie e ela deverá sair limpa. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Vire o brownie sobre uma tábua, retire o papel alumínio, inverta-o novamente e corte os pedacinhos – achei que fazer isso arruinaria a superfície dos brownies. Ao invés, preferi usar pedaços mais longos de papel alumínio que formaram “alças” para fora da forma. Retirei puxando as alças, coloquei sobre uma tábua e cortei os quadradinhos, retirando com cuidado o papel alumínio ao cortar. Corte em quadradinhos.
* usei uma assadeira de 25cm quadrada e meus brownies ficaram mais fininhos que os do livro.
Rend.: 16 brownies

terça-feira, 3 de abril de 2012

Xodó!

Eu acho um charme aqueles mini raladores, mas para quem não tem muita experiência na cozinha, pode ser um pouco difícil e arriscado ralar uma noz moscada. Como sou louca pelos moedores de pimenta da Peugeot, acho que eles sempre prenderam a minha atenção e eu nunca tinha reparado nessa coisa fofa: ralador de noz moscada. Virou meu novo xodó!

Delícia de Syrah

Provei na casa da minha irmã, mais um achado da Casa do Porto.