segunda-feira, 28 de março de 2011

Somos fãs da Bodega Callia. Desde o vinho de entrada, o Callia Alta que tomamos há bastante tempo, passando pelo Callia Magna, que nunca decepciona, até chegar no Grand Callia, que provamos recentemente. Concordo com o ditado: vinho bom é o vinho que você gosta. Família Callia, nós te amamos.


Assando um cordeiro

Essa é moleza, do Jamie para variar. Primeiro tem que aquecer o forno na temperatura máxima. Aí pega uma cabeça de alho inteira, coloca metade dos dentes no centro do tabuleiro com 4 raminhos de alecrim. Depois é só fazer alguns talhos na paleta do cordeiro, esfregar com azeite, sal e pimenta moída na hora. Então coloca a paleta no tabuleiro, cobre com o restante do alho e mais 3 ou 4 raminhos de alecrim, fecha com papel alumínio e leva ao forno por 4 horas. Ah,  tem que baixar a temperatura para 180º. Enquanto assa, a gente fica comentando: ah, esse cordeiro nós temos que fazer para o Adalberto! Servimos com risoto de limão nesse dia. O Jamie dá a receita de um molho para fazer com a borra que fica no tabuleiro, mas esse cordeiro fica tão incrível, que na minha opinião, o molho nem faz falta.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Delícia de Malbec.
Viu Manent Single Vineyard 2006.

Muito mais do que salada

Após o comentário perplexo do meu cunhado: "vocês  vão comer só salada?", aí vai a explicação:
Aí temos uma bela fatia de pão italiano que foi levemente tostada. Depois, eu esfrego suavemente no pão um dente de alho cortado ao meio para dar sabor. Cubro com uma camada generosa de muçarela de búfala e volto ao forno por mais alguns minutos para que ela derreta. Retiro do forno,coloco os tomatinhos italianos cortados ao meio, tempero com sal e pimenta do reino moída na hora e um fio de azeite extra virgem. Ah, e tem uma saladinha de folhas verdes para acompanhar. Não é só salada não! São carboidratos, potreína, cálcio, licopeno, vitaminas do complexo  A e B,  fíbras e muitos minerais. Sem falar nos flavonóides do vinho tinto,né? Fazem bem pro coração!

terça-feira, 22 de março de 2011

Para gostar de cenoura



Adoro cenoura. O marido nem tanto. Mas eu não gosto de cenoura de qualquer jeito não. Tenho pânico quando é ralada, costumo cortar em tiras fininhas para salada. E aquela cozida cortada em rodelinha então? Não é a toa que muita gente não come legumes e verduras, geralmente eles são feitos de maneira muito sem graça. Mas não precisa ser assim, né? É só correr atrás de receitas bacanas como essa salada de cenoura assada do Jamie. Falo sempre dele aqui porque as receitas dele dão certo e, na maioria das vezes, são incríveis mesmo. Nesse caso, nem fiz a receita completa e já ficou maravilhoso. O vinho branco é um dos meus preferidos.

Salada de cenoura assada e abacate com molho de laranja e limão
Para 4 pessoas:
- 500 gr de cenouras médias
- 2 col. chá rasas de semente de cominho (usei cominho em pó)
- 1 ou 2 pimentas vermelhas pequenas secas esmigalhadas
- sal e pimenta moída na hora
- 2 dentes de alho descascados
- 4 ramos de tomilho fresco
- azeite
- vinhagre de vinho tinto ou branco
- 1 laranja cortada ao meio
- 1 limão siciliano cortado ao meio
- 3 abacates maduros
- 4 fatias grossas de ciabata (1 cm)
- 2 punhados de folhas de inverno lavadas (rúcula, radichio, chicória)
- 2 cestinhos de broto de agrião
- 1 pote de creme azedo (142ml- geralmente uso iogurte natural com um pouco de creme de leite)
- 4 col. sopa de sementes diversas tostadas

Pré aqueça o forno a 180 e cozinhe as cenouras em água salgada fervente por 10 minutos até ficarem quase totalmente cozidas. Escorra e coloque numa assadeira.  Esmague num pilão as sementes de cominho, as pimentas, o sal e a pimenta do reino. Acrescente o alho, as folhas do tomilho e soque até obter uma pasta. Acrescente azeite o suficiente para cobrir genreosamente a pasta e uma borrifada do vinagre. Despeje essa mistura sobre as cenouras ainda quentes, portanto, aproveite para fazê-la enquanto as cenouras estiverem cozinhando. Adicione as metades da laranja e do limão com o lado cortado para baixo. Coloque no forno por 25 a trinta minutos ou até dourar.
Enquanto as cenouras estiverem assando, corte os abacates ao meio, retire a casca, a semente, corte fatias no sentido do comprimento e coloque numa tigela. Remova as cenouras do forno e junte aos abacates. Cuidadosamente, esprema as laranjas e o limão dentro da assadeira, acrescente a mesma quantidade de azeite e  uma pequena borrifada de vinagre de vinho tinto, tempere e despeje esse molho sobre as cenouras e os abacates. Toste a ciabata, rasgue em pedaços pequenos e misture à salada. Acrescente as folhas, o broto de agrião e transfira tudo para uma travessa grande. Coloque por cima uma boa colherada do creme azedo, polvilhe as sementes tostadas e regue com um pouco de óleo de oliva extravirgem.