segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A bondade de estranhos

Eu estava arrumando a cozinha, quando o marido veio subindo a escada gritando: você não sabe o que tenho aqui! Um casal vizinho de rua no nosso condomínio veio nos dar boas vindas com uma cesta de verduras e ervas da horta deles. Eu quase caí pra trás! Num tempo onde os vizinhos entram no elevador e não olham na sua cara, um gesto desses, na minha opinião, é realmente incrível. Fiquei emocionada: couve, alface, rúcula, espinafre, sálvia, alecrim, dill, tomilho e mais algumas folhas que nem eles sabem o nome. No dia seguinte, fomos lá retribuir a gentileza e conhecer a horta, fiquei maravilhada com a variedade de legumes e verduras que eles têm ali. Imagina cozinhar todo dia com produtos vindos do quintal? Isso sim é luxo.
Acima, nosso primeiro jantar. Massa italiana Paisanella aromatizada com limão, à venda no Verdemar. Cozinhei, passei na manteiga e coloquei grana padano ralado, ficou incrível.

O primeiro brinde

 Este foi o brinde da primeira noite que passamos na casa (12/11/2010), já que fomos brindando durante todo o processo: o projeto de iluminação, as cortinas, os painéis, as jabuticabeiras. Ainda sem fogão instalado, ficamos só nos petiscos, então não tenho muito material para descrever. Mas foi incrível, um alívio depois de tantos meses de expectativa e espera. Essa foi a primeira noite de muitas que virão. A cozinha nova que me aguarde.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A última ceia

Aqui estamos nós sentados na cozinha já vazia, tentanto fazer um último jantar com o que ainda não foi embalado. Eu quis muito fazer essa despedida, fui guardando dois pratos, duas taças, duas panelas, exatamente para esse momento. Eu não queria sair assim, sem mais nem menos, comendo um pão em pé e tomando um refrigerante da garrafa. Eu queria a coisa certa, como um agradecimento, uma homenagem a esse lugar que me acolheu. Vamos partir para um lugar maior, mais confortável, mais bonito sim. Mas aqui foi o meu primeiro porto seguro, nosso porto, e como foi bom pisar em terra firme. Únicos habitantes desse novo universo criado e realmente desejado por nós dois. Dessa cozinha saíram delícias e desastres. Essa mesa presenciou de tudo e de todos. E o que posso dizer é que ao longo desses 5 anos provamos do amargo e do doce, mas fomos muito, muito felizes.

Polenta com Ragu de Funghi e Linguiça.
Pinot Noir sensacional.