quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Para experimentar já!



Quer uma sobremesa para ficar na memória ou simplesmente satisfazer aquela vontade súbita de comer um doce? Esse suflê de frutas vermelhas é incrível, lindo, fácil de fazer e fica ainda mais perfeito com um vinho de sobremesa. Nosso vinho preferido - Tarapacá Late Harvest- ficou em 3º colocado numa lista da Gula que selecionou os melhores vinhos de sobremesa do Novo Mundo.

Para 04 pessoas:

-15 gr de manteiga
- 100 gr de açúcar refinado
- 50 gr de amoras
- 200 gr de framboesas
- 4 claras
- açúcar de confeiteiro para polvilhar

Unte 4 ramequins com a manteiga  e polvilhe bem todas as suprfícies com um pouco do açúcar refinado. Faça um purê com as frutas num processador de alimentos ou liquidificador, separando algumas para decorar. Para um purê mais homogêneo, passe as frutas por uma peneira. Bata as claras até que fiquem firmes, mas não secas. Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo até que as claras fiquem firmes e brilhantes. Misture as claras ao purê de frutas e divida nos 4 potinhos. Asse imediatamente em forno pré aquecido a 190º C por 15 minutos ou até que o suflê tenha crescido e ficado levemente dourado (não consegui esperar!). Delícia!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sem preconceito


Tem gente que detesta. Tem gente que só tomava na vitamina com leite na infância. O abacate é polêmico sim. Mas depois de provar meu primeiro sanduíche com abacate, bacon, alface e tomate, eu me apaixonei. E fiz o marido se apaixonar também. Lá em casa ele está sempre presente, seja na guacamole, em sanduíches com as mais variadas combinações, ou mesmo em saladas. Me converti, e, hoje em dia, a única forma doce que gosto de comer é o delicioso creme de abacate com leite condensado que o marido faz para mim.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Reflexões

Quando eu estou triste, me dá muita vontade de comer.


Quando eu estou feliz, também.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dica quente

Essa é uma excelente dica para quem não tem muita habilidade na cozinha, para quem quer fazer um jantarzinho bacana ou para quem está num dia de preguiça (!) e quer alguma coisa mais prática: massas da Pichita Lanna. Eu costumo comprar só a massa e faço meu molho em casa, mas lá eles também vendem molho de tomate, branco, pesto, etc.  Já experimentamos o raviloli de muçarela com castanha, muçarela de búfala, espinafre com ricota (foto), damasco, cordeiro e abóbora (sob encomenda). Você chega em casa, forra o pirex com molho, coloca a massa e cobre com o resto molho, tem que ser bastante, senão o que fica por cima pode ressecar. Daí eu levo ao forno por mais ou menos 20 minutos, coloco o parmesão por cima só no final, tipo 5 minutos antes de ficar pronto. Ah, depois disso, o único trabalho que você vai ter é abrir o vinho. É mole ou quer mais?

Molho de tomate para duas pessoas

- 1 lata de tomate pelado
- 1 dente de alho espremido
- 1 col. sopa de azeite
- 1 col. de chá de manteiga
- 1 col. chá de açucar
- sal e pimenta a gosto

Derreta e manteiga e o azeite e refogue o alho por 3 minutos, mas não deixe dourar demais, senão fica amargo. Coloque os tomates e o caldo que vem na lata e deixe cozinhar por:
- 10 minutos de estiver com muita pressa
- 30 minutos ou mais se tiver tempo e quiser um molho mais interessante, porque ele dá uma reduzida, concentra o sabor e diminui a acidez. 
Acrescente o açúcar, tempere com sal e pimenta a gosto. Quando for usar esse molho com uma massa que não precisa cozinhar em água, como é o caso acima, é melhor dobrar a receita.

Massas Pichita Lanna: Rua Maranhão, 1.162, tel (31)3262-0768